(Foto: Acervo pessoal)
Luiz Carlos interpreta o Palhaço Xuxu há quase 40 anos (Foto: Acervo pessoal)

Com o espetáculo “Silêncio Total, Vem Chegando um Palhaço”, o ator pernambucano Luiz Carlos Vasconcelos fará uma apresentação em Rio Branco no dia 20 de novembro, às 18 horas, no Calçadão da Gameleira. O show faz parte da programação do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira, que depois da apresentação homenageará o artista no Cine Teatro Recreio.

O evento premia, ainda, o ator, dramaturgo e cineasta brasileiro Domingos de Oliveira e o diretor e documentarista chileno Ignácio Aguero. A performance de Vasconcelos conta a história do Palhaço Xuxu, que surgiu nas ruas do interior pernambucano em 1978.

O personagem realiza truques de mágica, brincadeiras e números musicais e de equilíbrio. Com duração de 50 minutos, o show também remete às memórias da infância e ao universo circense ao ar livre. “Xuxu me acompanha há muito tempo. Convivendo com ele, aprendi a olhar o mundo e as pessoas com olhos mais atentos e sinceros”, destaca o ator.

Sobre o Pachamama

Com o tema “Cinema de Fronteira para um Mundo sem Nenhuma”, a edição 2016 do Festival Pachamama será realizada em Rio Branco entre os dias 19 e 26 de novembro.

A programação, totalmente gratuita, conta com sessões de filmes latinos, oficinas de formação, palestras, lançamentos de livros e homenagens a ilustres colaboradores. O evento será encerrado com o Pacha Festa, no dia 26.

Ao todo, serão exibidas 60, obras de 11 países, voltadas para o público infantil e adulto. Haverá, ainda, 12 mostras, sendo três competitivas, nas categorias Longa, Curta e Cinema Comunitário.