Atletas acreanos se preparam para as Olímpiadas Escolares

Competição vai reunir mais de 1.100 escolas de todo o país em Curitiba

Pais e atletas que vão participar das Olimpíadas Escolares semana que vem, em Curitiba (PR), reuniram-se com a comissão responsável pela organização do evento no Acre. A competição envolve 3.600 atletas de todo o Brasil, com idade entre 15 e 17 anos. Os jogos começam dia 2 de dezembro e vão até 11. A equipe do Acre é composta por 140 pessoas, entre dirigentes, técnicos, oficiais e fisioterapeutas. Vinte e quatro escolas de oito municípios acreanos vão participar da competição.

As olimpíadas escolares são a maior competição esportiva do país. Doze modalidades estarão em disputa (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis-de-mesa, voleibol e xadrez). O site oficial das Olimpíadas destaca que 1.129 escolas públicas e particulares de todo o país estão inscritas no evento.

Na reunião, que aconteceu no auditório do Colégio Acreano, os pais tiveram oportunidade de conhecer o hotel e onde os mais de 100 atletas acreanos vão ficar hospedados. O chefe da delegação, Alex Lopes, ressaltou os investimentos que o governo do Acre vem fazendo nos últimos anos na educação, esporte e cultura. Disse ainda que a Olimpíada Escolar é uma ótima vitrine para revelação de atletas, citando nomes famosos descobertos nessa competição. O Acre participa com atletas em todas as modalidades esportivas.

Os atletas receberam instruções a respeito do clima, que na semana da competição pode chegar aos 12 graus. “Levem agasalhos e preparem-se para uma ótima experiência esportiva, disse Júnior Rodrigues, um dos responsáveis pela organização do evento no Acre.”

Letícia Knidel, 17, atleta do taekendoo, estuda na escola Edmundo Pinto, da cidade de Porto Acre. Ela disse estar ansiosa não apenas para participar da competição, ela vai reencontrar o pai, que não vê há um ano. Letícia foi campeã da fase municipal e estadual dos Jogos Escolares 2011. Ela acredita que fez uma ótima preparação e que nos últimos três anos vem treinado firme para enfrentar qualquer competidor, independentemente do lugar.

Maurício Souza pode ser considerado um atleta experiente. Apesar de ter apenas 16 anos, esteve em duas edições dos Jogos Escolares do Acre. É tetracampeão acreano de xadrez e chamou atenção para a falta de competição regional.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Ministério dos Esportes, Confederações Brasileiras e Dirigentes de Esportes Olímpicos, com apoio da prefeitura de Curitiba e governo do Estado do Paraná.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter