Valorizando os profissionais

Atividades de saúde e bem-estar fazem parte da rotina de servidores estaduais

Servidores públicos na prática de atividades físicas durante o Dia do Desafio, realizado em maio (Foto: Angela Peres/Secom)

Qualidade de vida começa no ambiente de trabalho, já que em grande parte do dia os servidores estaduais desempenham suas atividades profissionais. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), por meio da Diretoria de Humanização, realiza diversas atividades que proporcionam saúde e bem-estar aos servidores, àqueles que estão em processo de aposentadoria e à comunidade em geral também.

Semanalmente, o Departamento de Qualidade de Vida realiza o projeto Ginástica Laboral em 27 setores e departamentos que compõem o governo. A atividade é importante no ambiente de trabalho porque previne lesões posturais ou por esforço repetitivo, além de melhorar o clima organizacional por meio da interação entre os colegas.

O departamento é responsável também pela atividade de alongamento funcional, realizada toda segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 7h30, no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Já nas terças e quintas-feiras, das 18 às 19 horas, tem dança no Casarão. As duas atividades são abertas a toda a comunidade.

“Nada mais propício do que levar um olhar especial da gestão pública para nossos servidores. Esse cuidado contribui para servidores mais preparados para a qualidade do serviço público prestado à população”, destaca a secretária da SGA, Sawana Carvalho.

Futuro saudável

Ginástica laboral é ofertada aos servidores públicos, para quebrar com a rotina de trabalho (Foto: Arquivo Secom)

O Programa de Preparação para a Aposentadoria é voltado para servidores que estão em processo de aposentadoria com o objetivo de mostrar que a vida não termina após a jornada de trabalho. A aposentadoria representa o começo de uma nova fase e pode ser o momento ideal para empreender ou se dedicar a uma atividade prazerosa.

“Muitos adoecem ou entram em depressão depois de se aposentar, por isso mostramos a vida por um novo ângulo”, explica Jhonathan Rabelo, coordenador do programa.

O Núcleo de Apoio ao Servidor é voltado para aqueles que apresentam dificuldade de interação, sinais de stress, ansiedade ou instabilidade emocional. O núcleo oferece atendimento psicológico e social, orientação nutricional e avaliação física, por meio de campanhas de vacinação, aferição de pressão e teste rápido para hepatite B e C, sífilis e HIV.

“Nossa missão é estimular hábitos saudáveis que podem melhorar a qualidade de vida dos servidores”, conta Regilda Mesquita, chefe do Departamento de Qualidade de Vida.