Em 1º de outubro foi decretado pelas Nações Unidas o Dia Mundial da Pessoa Idosa, reconhecido no Brasil desde 2003
Em virtude do Dia Mundial do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Fórum Permanente da Pessoa Idosa, realiza a partir do dia 26 de setembro várias atividades no decorrer da semana.
Segundo a gerente da Divisão de Saúde do Idoso, Rossi Ramos, o objetivo dessas atividades é estimular a valorização da pessoa idosa, dando ênfase no que diz o estatuto do idoso, para não deixar a população acima de 60 anos no esquecimento, alertando-os sobre seus direitos que devem ser cumpridos.
“Muitas vezes sabemos que os nossos velhinhos são excluídos de tudo, isso ocorre devido à falta de informação. As atividades recreativas mostram que eles podem aproveitar o máximo da vida e passar suas experiências a nova geração. Existe um conjunto de leis que os defendem, porém, ainda precisa se fazer mais por eles. O Estatuto do Idoso tem por objetivo defender e proteger a população idosa”.
O Dia Mundial do Idoso é reconhecido no Brasil desde 2003, consolidado pelo Senado Federal (lei nº 10.741), originado a partir do Estatuto do Idoso, o qual atua no combate a violência e os maus-tratos e garantem os direitos da pessoa idosa. Este instrumento também gerou intensa mobilização popular e levou sete anos tramitando no senado, somente teve sua aprovação 15 anos após a promulgação da Constituição Federal.
Programação
26/09 das 9 às 12 horas – em frente ao palácio do Governo será realizada divulgação dos trabalhos realizados com idosos pelas instituições que fazem parte do Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa;
27/09 das 16 às 17 horas – no Lídia Hamis, capoeira recreativa para idosos;
28/09 das 8 às 17 horas – no parque Chico Mendes ocorre a Caminhada Monitorada da Amizade;
29/09 das 9 às 11 horas – no Cine Teatro Recreio será exibido filme sobre o tema Saúde com Cultura;
30/09 às 19 horas – na igreja Assembléia de Deus será realizado o 7º Congresso da União dos Idosos;
01/10 às 9 horas – forró matinal no Centro Cultural Lídia Hamis;
01/10 às 19 horas – missa na igreja Santa Inês.