Atividade física no HC completa 10 anos proporcionando qualidade de vida

Funcional no HC atende mais de 80 pessoas em 3 turnos (foto: Leônidas Badaró)

Junto com os primeiros raios de sol da manhã, um grupo de mais de 30 pessoas, em sua grande maioria mulheres, vai chegando ao Hospital das Clínicas em Rio Branco.

Se você pensou que estão em busca de consultas, exames ou qualquer outro serviço de saúde oferecido pelo HC, se enganou. É exatamente o contrário. Essas pessoas estão querendo não precisar desses serviços.

É a primeira turma, de três no total, que faz atividade física no estacionamento interno do HC.

Um projeto que já dura mais de 10 anos e que começou por meio de uma iniciativa de uma servidora pública lotada na unidade de saúde. Formada em educação física, Eliana Cavalcante, ou Lia, como é conhecida, pensou em projeto que beneficiasse os servidores do HC com a prática de exercícios.

“Há 10 anos eu apresentei um projeto para a direção onde os servidores pudessem fazer ginástica laboral. Como deu certo, percebemos a necessidade da prática de atividade física. Apresentei outro projeto, de aeróbica, a direção concordou e nunca mais paramos”, afirma Lia.

Primeiramente, a atividade física era destinada, exclusivamente, aos servidores do hospital. Com o sucesso e o passar do tempo, o projeto foi ampliado com a oferta de vagas para o grupo de obesidade, que tem atividades coordenadas pelo HC, e também para a comunidade.

“É maravilhoso a gente perceber os resultados do nosso trabalho. Tem gente aqui há mais de uma década, pessoas que percebemos o quanto a qualidade de vida melhorou. Isso é recompensa sem tamanho”, explica.

Aos 75, dona Zuíla faz atividade física no HC há 10 anos e melhorou sua qualidade de vida (Foto: Leônidas Badaró)

Exemplo de dedicação

Uma das alunas mais antigas é uma verdadeira lição do quanto é importante a atividade física para uma boa qualidade de vida.

Dona Zuila da Costa é o xodó da turma. São 75 anos de vida. Ela conta como era sua rotina antes de começar a praticar exercícios. “Quando eu cheguei aqui, quase eu não andava com tanta dor no joelho. Meu filho, a artrose me matava.

Dez anos atrás, dona Zuila iniciou com as atividades físicas e nunca mais parou. Hoje, é uma das mais assíduas alunas das aulas de funcional que começa ás 6 da manhã.

“Me sinto outra pessoa. Sou eu que faço tudo na minha casa. Ajudo a minha filha a costurar pra fora, perdi 12 quilos e a minha saúde está ótima”, diz.

A idosa que se orgulha de sua boa forma e das suas condições de saúde é uma das mais de 80 pessoas que faz parte do funcional no Hospital das Clínicas e que três vezes por dia se exercita com o objetivo da ida ao HC não passar do estacionamento, que é o local onde são realizadas as atividades.

“A gente trabalha com saúde preventiva. Precisamos de mais apoio para melhorar as condições de trabalho e os equipamentos usados pelos anos e ampliar o funcional que proporciona qualidade de vida pra tanta gente”, destaca Lia Cavalcante.

Servidora do HC. Lia coordena a atividade física no local há dez anos (Foto: Leônidas Badaró)

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter