Atendimento no HC respeita tradições indígenas

Com um acolhimento que respeita as tradições e cultura dos povos indígenas, o Hospital das Clínicas (HC), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde Indígena, busca o respeito no atendimento e suporte hospitalar a pacientes indígenas que fazem tratamento ou buscam consultas na unidade.

Já na entrada do hospital, os indígenas são atendidos em uma sala especialmente adaptada para recebê-los, com ornamentação de objetos oriundos de suas aldeias. O núcleo atende aos critérios estabelecidos em portaria do Ministério da Saúde, que qualifica o atendimento a indígenas em hospitais da rede pública com o envio de recursos do Incentivo de Atenção Especializada aos Povos Indígenas.

(Foto: Junior Aguiar)

“Com base nas portarias enviadas pelo Ministério da Saúde, adaptamos nossas instalações para oferecer esse atendimento diferenciado à população indígena que é mais vulnerável e tem dificuldade para ter acesso aos serviços de saúde. Ao dar entrada na unidade, o indígena tem um acolhimento diferenciado, sendo acompanhado nas consultas, procedimentos e internações. Esse trabalho facilita o contato entre médico e paciente, traz segurança e confiança ao indígena, reduzindo assim, as dificuldades causadas pelas diferenças culturais”, destaca a coordenadora do núcleo, Débora Guimarães.

Quando há necessidades, o Núcleo de Atenção à Saúde Indígena solicita a presença de intérprete para acompanhar o paciente que tem dificuldades em se comunicar com as equipes. Além disso, dietas adaptadas às restrições e hábitos das etnias também são ofertadas aos pacientes internados.

A coordenadora explica que, com base nas pactuações com a população indígena e os distritos de referência (Purus e Juruá), os pacientes também têm o recurso de exames terceirizados (que não estão disponíveis pelo SUS) e óculos após indicação médica.

Em 2017, de acordo com dados do Núcleo de Atenção à Saúde Indígena, foram realizadas cerca de 190 consultas de indígenas mensais, com 56 internações ao longo do ano no HC. Também foram entregues 73 óculos ao longo do ano passado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter