Associação Jovens Arco-Irís inaugura sede do Ponto de Cultura com projeto de inclusão digital

Trabalho do Ponto de Cultura é elogiado pela presidente da FEM, Francis Mary (Val Fernadnes)
Trabalho do Ponto de Cultura é elogiado pela presidente da FEM, Francis Mary (Val Fernadnes)

Trabalho do Ponto de Cultura é elogiado pela presidente da FEM, Francis Mary (Val Fernadnes)

O Ponto de Cultura Adjunto Cultural, da Associação Jovens Arco-Irís, de Sena Madureira, inaugurou sua sede com a abertura da Escolinha de Computação Bom Samaritano, na última segunda-feira, 30, no bairro Niterói, no Segundo Distrito do município.  O projeto foi contemplado com o edital estadual do Programa Mais Cultura do MINC, com repasse financeiro do governo do Acre, através Fundação de Cultura Elias Mansour, no valor de R$ 180 mil.

Participaram da solenidade de abertura do espaço, Francis Mary Alves de Lima, presidente da FEM, o vice-prefeito Jairo Cassiano, o vereador Mano Rufino, o secretário municipal de cultura, Gilberto Lira, o coordenador do Ponto de Cultura, Kelson dos Santos Araújo, e Gilberto Moura, da Rede Pontos de Cultura do Estado do Acre, entre outras autoridades, gestores e representantes da sociedade civil.

“Esse é um dia especial para a comunidade do bairro Cidade Nova, onde se celebra o amor ao próximo e a solidariedade. Esses jovens estão de parabéns com esse projeto. Quando soube que o Ponto saiu do centro da cidade e veio para dentro do bairro, disse: ‘que bom, eles estão fazendo certo, pois lá é que está a comunidade’”, disse a presidente da FEM, Francis Mary.

Na ocasião, ela ressaltou que a ideia do programa é o de fomentar as ações das entidades comunitárias que trabalham na área cultural, com foco na preservação, história e recriação de manifestações populares, trabalhando na perspectiva da emancipação. “Essa é a política que vem sendo implementada pelo governador Tião Viana”.

A Rede de Pontos do Acre possui 15 Pontos de Cultura contemplados no edital. “Tenho dito que daqui sairão os grandes fazedores de cultura. Esse é um momento histórico, marcado pelo apoio do governo do Estado, através da FEM ”, disse o presidente da Associação Jovens Arco-Irís, Kelson Araújo.

Para Gilberto Moura, representante do movimento dos Pontos de Cultura, “esse momento sinaliza que poderemos contar com a parceria efetiva do governo do Acre e da FEM”.

Um diálogo cultural com a comunidade

Cerca de 300 pessoas da comunidade do bairro Niterói e do entorno assistiram a apresentações de grupos de dança formados por crianças e jovens beneficiados com o Adjunto Cultural.  Perto de completar três anos de atividades, o projeto desenvolve aulas de dança e violão, além de agregar outras atividades. Cerca de 500 famílias já foram beneficiadas desde sua criação.

“Com a inauguração da escola iremos dobrar o número, pois já temos 90 jovens inscritos no curso de computação, fora uma fila grande de espera. Aqui trabalhamos com as crianças, jovens e adultos, com a família. Costumo dizer que enquanto tem criança ocupada, tem pai e mãe feliz em casa”, comentou João Raimundo Pinheiro, que trabalha na área de comunicação do projeto.

Se o projeto tem o alcance para além da inclusão social, Caroline da Silva Lima, 14 anos, sabe muito bem sua importância para a vida de vários jovens e crianças de sua comunidade. “Antes de ele existir aqui no Segundo Distrito, a gente não fazia nada. Nós agora participamos do curso de dança e já começamos a fazer apresentações, fora outras atividades. Nossa vida mudou depois disso, e para os nossos pais é um orgulho. Agora com a informática estaremos nos preparando para o mercado de trabalho. Esse projeto é um orgulho pra nós”.

Para custear as despesas do espaço, como aluguel, manutenção e pagamentos de instrutores a Associação Jovens Arco-Irís comercializa sorvete ao preço de um real. Além disso, cobrará um preço simbólico de dez reais aos alunos do curso de informática.

O projeto conta ainda com parceiros como a Prefeitura de Sena Madureira e Ministério Público.