Assistência Social do Estado realiza reunião descentralizada com os municípios do Acre

Na manhã desta sexta-feira, 20, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM) realizou uma reunião descentralizada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Cruzeiro do Sul. 

A CIB é constituída pelo espaço de articulação e interlocução dos gestores municipais e estaduais da Política de Assistência Social e é caracterizada como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). 

As reuniões descentralizadas objetivam propiciar discussões e aprendizados acerca da política de assistência social. Foto: Marcos Santos/Secom

O evento híbrido contou com a participação presencial de representantes dos municípios de Bujari, Acrelândia, Cruzeiro do Sul,  Xapuri, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Capixaba, Tarauacá e Santa Rosa do Purus. Os demais municípios participaram de maneira virtual.

O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, compareceu ao evento para prestigiar os profissionais e afirmar a importância do acompanhamento do Estado, sempre em sintonia com os seus municípios. O prefeito do Bujari, Padeiro, também esteve presente na reunião descentralizada, assim como o vereador Gilberto França, de Acrelândia.

A titular da SEASDHM, Ana Paula Lima, enalteceu o envolvimento dos prefeitos e do vereador: “Essas presenças são especiais, para que vocês e a sociedade compreendam o trabalho e as competências dos profissionais da assistência social, participando desta importante política transversal”. 

O prefeito de Cruzeiro do Sul e demais autoridades prestigiaram ação da assistência social do estado. Foto: Maicon Vieira/Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Regiane Ferreira, secretária executiva da CIB, ressaltou a importância de acompanhar de perto todos os municípios: “Essa é uma oportunidade de aconselhamento para os gestores municipais. Necessitamos dessa troca entre os profissionais, levando em conta que o estado procura atender e estipular ações de maneira única para a realidade de cada município”.

As atividades de apoio técnico aos municípios, as estratégias de financiamento, a articulação entre controle social e as instâncias de pactuação e o atual termo de adesão do Programa Auxílio Brasil, foram alguns dos temas apresentados e debatidos na reunião descentralizada. A ocasião também foi propícia para a demonstração do trabalho já realizado e futuras ações, com apresentações de cada departamento da assistência social estadual. 

O planejamento orçamentário da assistência social foi uma das pautas abordadas, nesse momento, a gestora Ana Paula ressaltou: “O recurso financeiro merece planejamento e cuidado, principalmente dos municípios. Com melhor aplicabilidade, podemos fortalecer a nossa política e ajudar a população vulnerável”.

Com dados de abril de 2022, o Departamento de Proteção Social Básica apresentou 65 atividades, com capacitações presenciais, online, reuniões e demais ações. Foto: Marcos Santos/Secom

No ano de 2022, a equipe de assistência social do Estado, já atendeu de maneira técnica os municípios de Mâncio Lima, Porto Walter e Rodrigues Alves, prevendo, por meio de um cronograma, futuras atividades nas demais localidades do estado. Capixaba, Acrelândia e Brasiléia serão os próximos atendidos.

Jocasta Reis, assessora de Santa Rosa do Purus, agradece os profissionais do estado e diz: “É um prazer imenso fazer parte dessa reunião, onde estou recebendo muitos aprendizados, estou ansiosa de levar essas informações e novidades ao meu município”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter