Programa será ampliado para atender mais alunos em 2011
As atividades do programa Asas da Florestania foram iniciadas em 2006, em Cruzeiro do Sul. O projeto veio para dar condições, dignidade e direito ao acesso à educação no interior do Estado. O governo leva o programa até as comunidades mais distantes para evitar que crianças e adolescentes sejam obrigadas a abandonar os estudos ou fazer grandes deslocamentos para conseguir chegar à escola mais próxima.
Em 2011, ao completar cinco anos, o Asas da Florestania forma suas primeiras turmas de ensino médio. São aproximadamente 70 alunos de escolas localizadas no Projeto Santa Luzia, no rio Liberdade e na zona rural de Cruzeiro do Sul. A partir de agora, as portas estão abertas para que os estudantes disputem vagas em cursos superiores e participem de concursos públicos para o nível médio.
No Vale do Juruá, o ensino fundamental também é atendido pelo programa Asas da Florestania, tendo formado até agora 32 turmas. A previsão da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é a de que este ano 75 turmas sejam atendidas no ensino fundamental e médio.
O coordenador do Núcleo da Secretaria em Cruzeiro do Sul, Amarizio Saraiva, destaca a qualidade do ensino. Segundo ele, os professores do programa têm nível superior ou estão em formação. “O programa tem bons livros e metodologia interessante, adaptada à região. A qualidade é tão boa que a mesma metodologia é utilizada no ensino regular.”
Além das matérias normais, os alunos do programa recebem orientação para o mercado de trabalho, em parceria com o Instituto Dom Moacir. Embora não seja uma certificação profissional, permite que eles aprendam a utilizar a matéria-prima da região na confecção de produtos.