aperfeiçoamento

Artesãos e marceneiros serão beneficiados com assessoria técnica

Assinatura foi realizada nesta segunda-feira (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), anunciou na tarde desta segunda-feira, 20, boas notícias para os segmentos do artesanato e marcenaria no Acre: a assessoria técnica oferecida aos profissionais e a reativação das atividades no Polo Moveleiro, localizado no Distrito Industrial.

O anúncio foi feito mediante assinatura de termo de cooperação entre a SEPN e instituições que vão executar o projeto até o fim de 2018. São elas a Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e Instituto Senai de Tecnologia.

De acordo com a secretária adjunta de Pequenos Negócios, Marilda Brasileiro, a contratação do Senai corresponde ao valor de R$ 720 mil e se deu em razão da expertise que a instituição já possui na cadeia da madeira. “Nesse sentido estaremos oferecendo a esses profissionais o aperfeiçoamento técnico e criativo, visto que o mercado exige a todo tempo inovação. O resultado disso pretendemos apresentar no fim deste ano, inclusive numa feira nacional da qual o Acre ainda deve participar”, frisou Marilda.

O projeto pretende alcançar profissionais de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, sendo 25 empresas que envolvem a marcenaria e serraria e 15 da área de artesanato.

O diretor-presidente da Funtac Maurilho Silva destacou: “Vamos unir esforços para que dentro desse prazo possamos desenvolver o projeto da melhor forma possível. Nossos técnicos estarão à disposição com o conhecimento amplo que possuem acerca de espécies e outras expertises e temos certeza do sucesso”.

O espaço do Polo Moveleiro, que estava sem atividades do segmento nos últimos dias, receberá a partir da próxima semana os técnicos e profissionais beneficiados com a assessoria. “Estamos felizes com a parceria, sobretudo, porque o Polo Moveleiro é um lugar cheio de histórias já para esses profissionais, que agora receberão mais esse incentivo. Estaremos dando todo auxílio e suporte, para que junto com o Senai e os demais parceiros, tenhamos êxito com o projeto”, completou a diretora-técnica da Funtac, Suelem Pontes.