Artesãos do Acre participam de Jornada Exportadora em Portugal

Por Celis Fabrícia
Com colaboração de Karolini Oliveira

Rodney Paiva Ramos, que confecciona biojoias e objetos de decoração de madeira de reaproveitamento e sementes amazônicas, está em Lisboa, Portugal, pela primeira vez. A Biojoias Cores da Mata, criada e gerenciada pela artesã, foi uma das 20 empresas e empreendimentos selecionados no país para participar da Jornada Exportadora do Artesanato – Edição Lisboa 2025. “Estou muito satisfeita e espero poder mostrar meu trabalho, toda matéria-prima que a floresta oferece e convencer os clientes a fechar negócios”, destaca a artesã.

Artesã Rodney Paiva Ramos, em Portugal. Foto: Cedida

O outro empreendimento do estado presente no evento é a Marchetaria do Acre, do artesão Maqueson Pereira que, com quase 30 anos de atuação, produz desde peças decorativas até acessórios de moda, com qualidade, características e design exclusivo. “Manifesto minha expectativa de que todos tenhamos bom aproveitamento e apresentar nosso produto diretamente aos compradores pré-selecionados”, enfatizou Maqueson.

Marchetaria do Acre, do artesão Maqueson Pereira, também participa do evento, em Lisboa. Foto: Divulgação

O Acre é o único estado brasileiro com dois artesãos no evento, e compõem um seleto time de 20 profissionais, entre os 600 inscritos que participaram da seletiva para o evento por meio de edital público aberto pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além disso, os selecionados receberam capacitações em gestão de negócios, planejamento, precificação e desenvolvimento de novos produtos, por meio de clínicas e oficinas de design.

Aldemar Maciel, gestor de Artesanato e Internacionalização do Sebrae/Acre, destacou a união de instituições para alavancar os empreendedores do artesanato. “Esse trabalho representa a continuidade de um grande esforço para levar os pequenos negócios do Acre ao Brasil e ao mundo. Estamos muito felizes em participar dessa trajetória”.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), tem sido parceiro fundamental no acompanhamento e na expansão do mercado para esses artesãos, que já receberam prêmios nacionais, como o Sebrae Top 100 do Artesanato, além de reconhecimentos internacionais da Unesco. “É bastante representativo pra gente ver que o nosso artesanato, os profissionais do nosso estado, estão sendo reconhecidos. Ficamos bastante felizes com a representatividade do Acre em um evento tão importante como a Jornada Exportadora”, disse Marcelo Messias, secretário de Turismo e Empreendedorismo.

Equipes do empreendedorismo e artesanato, no 8º Salão do Turismo, em setembro de 2024. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Em 2024, Rodney e as artesãs Márcia Silva e Vanusa Lima, e a coordenadora do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, estiveram na Colômbia, participando da Expoartesanías. No evento, elas puderam divulgar o trabalho do artesanato local, além compartilhar conhecimentos e fazer novos contatos de negócios.

As artesãs Rodney, Márcia e Vanusa com a coordenadora da Casa do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, na Expoartesanías, na Colômbia. Foto: cedida

Na próxima semana, entre os dias 9 e 20 de julho, dez representantes do artesanato do Acre participarão da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Recife (PE). Os artesãos participam com apoio do Estado, por meio da Sete e da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro no Acre, que disponibiliza ajuda de custo durante os dias de deslocamento e realização da feira. O resultado foi divulgado no Diário Oficial do Estado e está disponível aqui.

Cores da Mata

Com mais de 20 anos de experiência na criação de acessórios de moda e de decoração feitos com sementes e madeira de reaproveitamento, a artesã Rodney Paiva Ramos confeccionou seu portfólio bilíngue, focado no mercado internacional, que está sendo apresentado em Lisboa e pode ser acessado aqui.

Artesã Rodney Paiva Ramos trabalha com artesanato com sementes da floresta e reaproveitamento de peças. Foto: Fernando Menezes/Sete

O portfólio tem o resumo da trajetória da artesã, apresentação da matéria-prima utilizada na confecção dos produtos, imagens e a descrição de cada item com seu código correspondente.

Com obras de sucesso, a artesã foi selecionada no ano passado para compor catálogo internacional com curadoria da Fundação Michelangelo para a Criatividade e o Artesanato, em Genebra, na Suíça. Confira o perfil da artesã Rodney Paiva Ramos no Homo Faber Guide.

Cultura, identidade e baixa emissão de carbono

Ambos artesãos que representam o Acre na Jornada Exportadora já fornecem seus produtos para diversas empresas no Brasil, participam de grandes feiras nacionais e produzem peças com alta qualidade, com forte identidade acreana e compromisso sustentável.

Peças da artesã Rodney Paiva Ramos estão disponíveis para acesso e encomenda no site suíço homofaber.com. Foto: Fernando Menezes/Sete

Os produtos têm baixa emissão de carbono, pois utilizam sementes, cascas, galhos, raízes, madeiras de reaproveitamento e outros materiais regionais. “Ou seja, vendem não apenas cultura, mas também o conceito de desenvolvimento sustentável e geração de renda na Amazônia, valorizando nossa cultura, nossas matérias-primas e identidade”, reafirma o gestor de Artesanato e Internacionalização do Sebrae/Acre, Aldemar Maciel.

Jornada Exportadora do Artesanato

A Jornada Exportadora do Artesanato – Edição Lisboa 2025 é realizada entre os dias 30 de junho a 4 de julho, em Portugal. O objetivo do evento é a inserção de empresas brasileiras no mercado internacional. Entre as etapas de preparação e ações, estão incluídos treinamentos, seminários, rodadas de negócios e a visita à Feira Internacional do Artesanato – FIA LISBOA 2025.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress