Aprender reciclando

Estudantes colocam em prática reaproveitamento de material como uma iniciativa de desenvolvimento sustentável

criatividade_.jpg
stan_de_brinquedos_de_garrafas_pety.jpg

Com materiais reciclados e muita criatividade, crianças aprendem brincando (Foto: Assessoria SEE)

Garrafas pet, casca de cupuaçu, jornais, restos de madeira, tampas de garrafas, retalhos de tecido, latas de leite em pó, coité (planta originária da Amazônia), são objetos que no cotidiano se tornam invisíveis, mas que nas mãos dos alunos da escola Santo Antônio foram utilizados de maneira criativa para a I Feira de Conhecimentos, que  oportunizou a integração entre homem, como agente consumidor, e a natureza, através de reciclagem e reaproveitamento dos recursos consumidos.

Os alunos do ensino fundamental e médio produziram materiais como dominó, sinuca, jogo de botão, damas, roleta, boliche, livros feitos de retalhos, árvores de natal, foguete, cortinas de rolos de papel higiênico, tapetes, vai-vem, que foram expostos e vendidos durante a feira. "Este trabalho ajuda no desenvolvimento da coordenação motora ao confeccionar os jogos matemáticos que serão úteis nas aulas", explica o professor de matemática, Elias Barbosa, que tem 14 anos de docência nesta escola.

Além de estimular o desenvolvimento sustentável através da reciclagem, a feira de conhecimentos também proporcionou experiências empreendedoras para os alunos, mostrando formas alternativas de obter uma renda financeira. "Esta foi uma oportunidade que tivemos de mostrar nossas habilidades de construir a nossa própria renda a partir de estratégias de preservação ambiental", disse a aluna da 2ª série do Ensino Médio, Rosilene da Silva.

Foram dois meses de colheita do material, desenvolvimento dos temas e confecção dos produtos que deveriam ser apresentados na feira. Uma das atividades que mais chamou atenção do público foram as árvores de natal feitas com palhas de palmeira, restos de jornais e garrafas plásticas, além de montagem de um bazar de roupas usadas que foi bastante procurado pela comunidade.

A escola de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio II foi fundada em 1975, está localizada no Ramal Belo Jardim km6 da Br 364 e atende a 423 alunos nos turnos manhã, tarde e noite oferece a Educação de Jovens e Adultos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter