APAE realiza várias atividades na semana da pessoa com deficiência

Objetivo é fortalecer integração para garantir direitos dos deficientes

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cruzeiro do Sul está realizando nesta semana uma série de atividades relacionada à ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, que em anos anteriores era denominada ‘Semana do Excepcional’. As atividades começaram na segunda-feira com um café da manhã envolvendo todos os alunos da instituição. Nesta quarta-feira, 25, a programação é realizada no auditório do Ministério Público do Acre com eventos culturais, apresentação de grupos de dança da região, cantores e humoristas. A programação se encerra na sexta-feira, na Rute Buffet, antiga Asmirrex, com todos os familiares dos alunos. Todos estão convidados para o ato que começa às 17 horas.

Segundo a professora Hoeima Farias, Diretora do evento e que se encontra gerindo interinamente a instituição em razão de viagem da diretora Karin Carvalho, o tema deste ano é ‘Autogestão e Autodefensores: conquistando caminhos para ser e conviver’. A ideia central, segundo ela, é que as Apaes possam motivar o sujeito a integrar-se aos seus meios de convívio para que eles tenham os seus direitos respeitados, dentro da família, dentro do bairro, da escola, pelos amigos."Só assim eles podem conquistar um espaço e a exercer sua dignidade", disse.

APAE atuante

A APAE tem cerca de 130 alunos freqüentando e participando das atividades oferecidas nos períodos da manhã e da tarde. Há diversos programas educativos em execução, entre eles a estimulação precoce, para crianças de 0 a 3 anos com deficiências; o atendimento psicossocial; a parte clínica com atendimento de fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Também existem as salas temáticas que envolvem o ambiente cultural, com aulas de capoeira, diversos tipos de dança, salas de informática, de jogos, de artes, de leitura, etc.

Os 30 professores que trabalham na instituição são cedidos pelo Governo do Estado. Neste ano, a entidade começou a construir a sede própria com recursos provenientes de emendas parlamentares. Hoeima lembrou que neste ano a APAE tem um grande patrocinador: A Petrobras que possibilitou o desenvolvimento de várias atividades. "Muitos projetos estavam engavetados, mas com a entrada da Petrobrás como patrocinadora, eles estão sendo realizados", informou.   

Ela convida a toda a sociedade participar das atividades. "A APAE está de portas abertas para apresentar nesta semana o trabalho que é desenvolvido em nossa instituição. Muitas vezes o preconceito se torna mais abrangente por falta de conhecimento. O preconceito existe nos mitos e um deles é que se trata de crianças doentes. Na realidade, não são doentes; são crianças que tem alguma deficiência", definiu Hoeima.