Ação educativa do Detran chega a Brasileia e Epitaciolândia

Objetivo é mostrar a crianças, jovens e adultos a importância da segurança no uso das vias públicas

dsc05037.jpg
dsc05080.jpg

Até a próxima sexta-feira, 20, os municípios de Epitaciolândia e Brasileia recebem equipes de educação de trânsito e teatro do Detran (Foto: Assessoria Detran)

Durante o período de 16 a 20 deste mês, os municípios de Epitaciolândia e Brasileia recebem equipes de educação de trânsito e teatro do Detran. O objetivo é mostrar a crianças, jovens e adultos a importância da segurança no uso das vias públicas.

Ao todo, serão 40 apresentações teatrais em dez escolas de ensinos infantil, fundamental e médio, sendo quatro em Epitaciolândia e seis em Brasileia. A peça musical do grupo de teatro “Transitando em Cena” ilustra situações do dia-a-dia no trânsito e é de grande aceitação do público.

Para Maria Anilcia Kairala Rescala, diretora da Escola Estadual Getúlio Vargas, em Brasileia, a ação é vital para a comunidade. “Nossa escola está situada nas proximidades de uma rotatória, e o trânsito por aqui é bastante movimentado. Por isso, projetos como esse são de grande importância nas escolas, pois ensinam os alunos desde cedo a prestar atenção ao atravessar as ruas”, diz.

“Aprendi sobre o cuidado com a vida. Que não podemos atravessar sem olhar para os dois lados e sem que o sinal de pedestres esteja verde”, explicou a aluna da terceira série Elizangela Cavalcante.

Para complementar a ação, blitze educativas também estão sendo realizadas de manhã e à tarde. Estão envolvidos cinco agentes da autoridade de trânsito e dois educadores. O foco são os condutores que não estão utilizando equipamentos de segurança.

“Estamos conversando com aproximadamente 70 pessoas por dia. Como se trata de uma blitz educativa, os condutores que estão dirigindo sem habilitação são liberados, mas somente depois que outra pessoa habilitada se responsabilize pela direção do veículo”, explica o coordenador da ação, João Félix Lima.

Além de Brasileia e Epitaciolândia, outros municípios como Assis Brasil, Capixaba e Xapuri também já  foram contemplados com a ida dos educadores de trânsito.