Anvisa proíbe a venda de cosméticos para modelar cabelos, alerta Procon

 Nesta quinta-feira, 2, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) alerta aos consumidores de pomadas finalizadoras, que  a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de cosméticos finalizadores de cabelo (pomadas e pastas), após casos de cegueira e ardência nos olhos.

O Procon informa que não existe determinação de recolhimento desses produtos até o momento, mas as pomadas devem ficar separadas e não devem ser expostas ao consumo ou ao uso. Caso os produtos sejam identificados nas operações de fiscalização, o lojista poderá ser multado devido à infração.

Caso os produtos sejam identificados nas operações de fiscalização, o lojista poderá ser multado devido à infração. Foto: cedida

A diretora presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, ressalta a importância da informação aos consumidores sobre essa nova determinação.

“A população precisa tomar conhecimento dessa decisão. É importante que as pessoas estejam em alerta para não serem tomadas de surpresa. A aplicação desses produtos é altamente prejudicial, sobretudo aos olhos. Quando a Anvisa determina, de forma a abranger todo o território nacional, nós estamos aqui, como instituição para cumprir a determinação, pois o Procon tem essa específica missão de proteger o consumidor”, ressalta a diretora presidente.

Anvisa

A agência proibiu a venda de cosméticos finalizadores de cabelo, como pomadas, pastas, após casos de cegueira e ardência nos olhos em decorrência de seu uso.

A Anvisa relata que um dos casos em que o produto teve contato com os olhos, segundo diagnóstico médico, o paciente apresentou lesão grave na região. De acordo com os relatos, o tempo para a recuperação da visão ultrapassou uma semana, podendo chegar a 15 dias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter