Ano letivo tem início nas escolas estaduais de Cruzeiro do Sul

Com o espírito de volta às aulas, a rede estadual de ensino em Cruzeiro do Sul deu início ao ano letivo de 2020 nesta segunda-feira, 10, com aproximadamente 18 mil alunos matriculados. Das 24 escolas urbanas, apenas as escolas Dom Henrique Ruth e Madre Adelgundes Becker, iniciarão na próxima semana, 17 de fevereiro.  Das 21 escolas da zona rural, apenas as unidades de difícil acesso ou que estão passando por alguma intervenção estrutural não iniciaram hoje.

A inovação deste ano é a doação do fardamento escolar aos alunos da rede, pelo Governo do Estado, e o acréscimo da merenda escolar, de uma, para duas refeições diárias em cada turno. A outra novidade fica por conta da escola Madre Adelgundes Becker, situada no bairro Miritizal, segundo distrito do município, que é a primeira da cidade a se tornar cívico-militar.

Solenidade de abertura do ano letivo 2020 em Cruzeiro do Sul Fotos: Onofre Brito

Outro destaque são as escolas rurais que desde o ano passado têm recebido um olhar especial e cuidadoso por parte do secretário Mauro Sérgio Cruz, através da coordenadora regional, Ruth Bernardino. Praticamente todas as escolas passaram ou passarão em 2020 por ampliações, reformas e construções, por meio de recursos oriundos do Programa de Saneamento Ambiental, Integrado e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser) e de recursos próprios do Governo do Estado.

Em visita às escolas na manhã desta segunda-feira, 10, a coordenadora Ruth Bernardino comentou que a escolha da data partiu de uma estreita sintonia entre o secretário Mauro e sua equipe para evitar aulas aos sábados e a extensão das férias no final do ano. Deu boas-vindas e renovou os compromissos do Estado com a Educação.

A coordenadora Ruth Bernardino deu boas-vindas aos 18 mil alunos da rede estadual nesta segunda-feira Fotos: Onofre Brito

“O papel da secretaria é exercer um trabalho intenso, envolvendo manutenção e reparos para que as escolas estejam asseadas e cada vez mais organizadas, a fim de recebermos nossos mais de 18 mil estudantes nas melhores condições para um grande ano letivo”, ressaltou.

O ano letivo de 2020 da rede estadual tem previsão de término para o dia 23 de dezembro e o recesso escolar no município será de 1 a 15 de agosto. As adequações no calendário podem ser feitas pelas escolas, juntamente com as coordenadorias de Educação, de acordo com as necessidades e atividades locais e regionais. Porém, é obrigatório o cumprimento à legislação, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas/aula.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest