Com carga horária de 40 horas, capacitação que acontece na Floresta Estadual do Antimary, aborda técnicas de manejo florestal madeireiro e não madeireiro
A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), está oferecendo nesta semana, entre os dias 26 e 30 de setembro, na Floresta Estadual do Antimary, o Curso de Manejo Integrado dos Recursos Naturais.
Quarenta alunos do Campus de Xapuri, dos cursos de Técnico de Agroecologia e Meio Ambiente, foram selecionados para participar do curso que terá a carga horária de 40 horas distribuídas em aulas teóricas e práticas.
Na capacitação serão abordadas técnicas de manejo florestal madeireiro e não madeireiro, o que proporcionará um maior entendimento entre teoria e prática dos conteúdos abordados em sala de aula tanto em agroecologia quanto em Meio ambiente.
A parceria foi comemorada pelo diretor geral do Ifac/Campus Avançado Xapuri, Prof. Sérgio Flórido, pois, segundo ele, a capacitação vai ampliar os conhecimentos dos alunos dos dois cursos.
“Esta formação servirá para que os futuros técnicos possam vivenciar durante uma semana como serão as atividades a serem desenvolvidas nas suas vidas profissionais”, afirmou.
O curso está sendo acompanhado pelos professores do Ifac/Campus Xapuri, Julielmo Corrêa e Charlys Woverder, que são responsáveis pelas disciplinas de Manejo de Produtos não Madeireiros em Agroecologia e Manejo Florestal em Meio Ambiente, respectivamente.
Localizada no município do Bujari, a Floresta Estadual do Antimary foi criada em 1988 para execução do Projeto de Manejo Sustentável de Uso Múltiplo no Estado do Acre. A área que compreende a floresta é composta pelo seringal Limoeiro e por parte dos seringais Arapixi, Pacatuba e Mapinguari.