Programação Especial

Alunos do CAP/AC expõem materiais para alfabetização no Método Braille

O material produzido pelos professores é utilizado nas salas de aula (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

Na semana em que o Centro de Apoio Pedagógico de Atendimento às Pessoas com Deficiência (CAP/AC) completa 17 anos de criação, a instituição desenvolve uma série de atividades especiais destinadas aos estudantes e profissionais que atuam na área da educação especial.

Na quarta-feira, 13, o centro recebeu homenagens de parlamentares na Câmara Municipal de Rio Branco (CMRB) e Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Também nesta semana alguns cursos foram encerrados e os participantes puderam expor seus trabalhos.

Uma dessas exposições foi a que apresentou o material confeccionado pelos alunos da Formação para Alfabetizadores no Sistema Braille. A capacitação, coordenada pela professora Nercy Luiza Barbosa, reuniu professores que atuam diretamente na área de Educação Inclusiva.

“Além da parte teórica, nós temos a preocupação de levar os alunos a aprenderem a produzir material adaptado para essas crianças, segundo a necessidade de cada uma delas. Aqui eles acabam se descobrindo artistas, partindo da ideia de alfabetizar as crianças em qualquer condição”, disse a facilitadora.

Silvânia veio da iniciativa privada e há dois anos atua na Educação Especial (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

Atuando na rede pública há  dois anos, Silvânia Castro já era graduada e trabalhava na área administrativa de uma empresa. A profissional lembra que o apoio oferecido pelo CAP-AC àqueles que trabalham em uma área tão sensível é fundamental.

“Estou na Educação Especial há pouco tempo, mas percebo que essas formações são importantíssimas para a melhoria da qualidade do nosso trabalho em sala de aula. Precisamos estar preparados para os desafios de alfabetizar e ensinar com outros métodos”, afirmou a educadora.

A programação comemorativa pelos 17 anos do CAP/AC se encerrou nesta quinta-feira, 14. Vídeos com audiodescrição foram apresentados, alunos da rede pública visitaram os espaços da instituição, serviços médicos e de beleza foram oferecidos ao público que visitou o local.

Gercineide Maia, coordenadora do CAP/AC, lembra que o centro está aberto à população que se interesse pelos serviços disponibilizados. “Essa semana foi de uma extensa programação, mas funcionamos durante todo o ano com cursos, oficinas e palestras. A população pode procurar nossos serviços sempre que precisar”, disse.