Alunos da rede pública de ensino debatem Marco Civil da Internet

O ciclo de debates será realizado em várias escolas de Rio Branco e no interior do Estado (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Ciclo de debates será realizado em várias escolas de Rio Branco e no interior do Estado (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Estudantes do ensino médio da Escola Glória Perez participaram, nesta terça-feira, 6, do primeiro debate de um ciclo que será realizado nas escolas públicas de todo o Estado.

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Secretaria Municipal de Juventude de Rio Branco irá levar informações sobre assuntos relevantes para a sociedade.

O tema da abertura dos debates foi o Marco Civil da Internet (MCI), oficialmente chamado de Lei  12.965, de 23 de abril de 2014. A lei regula o uso da internet no Brasil, por meio da previsão de princípios como a neutralidade da internet, privacidade do usuário, retenção de dados no Brasil, liberdade de expressão e responsabilidade civil de servidores de internet e usuários.

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a lei entrará em vigor no dia 23 de junho deste ano.

A aluna do segundo ano do ensino médio Larissa Oliveira, que participou do debate, esclareceu as dúvidas sobre a nova legislação.

“Eu tinha uma visão completamente diferente sobre a lei, pensava que seríamos espionados e controlados. E hoje aprendi que não é nada disso, e sim a garantia dos nossos direitos e deveres na rede mundial”, comentou a estudante.

Para o webdesigner do portal Agência de Notícias do Acre Adaildo Neto, mediador do debate sobre o Marco Civil, é importante que os jovens tenham conhecimento sobre a lei para que possam aplicá-la no dia a dia.

“O Marco Civil faz com que a cidadania ultrapasse as fronteiras do mundo real e vá para o mundo virtual. E é de extrema importância que os jovens saibam exatamente do que se trata e os benefícios que ela trará no uso diário da internet”, disse.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest