Alunos da rede estadual de ensino participam do projeto Educação para Prevenção

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Gestão de Redes e Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, realiza na Escola Humberto Soares da Costa o projeto Educação para Prevenção (PEP), nesta quinta-feira, 12, com alunos do 1º ano do ensino médio. A iniciativa faz parte do programa Escola Aberta e consiste em ações como o Planejamento de Projeto de Vida e da Prevenção da Gravidez na Adolescência.

O projeto tem o intuito de incentivar os estudantes a promover uma formação profissional, a inserção no mercado de trabalho e a construção de um projeto de vida saudável que amplie o processo formativo e exercite o respeito às diversidades. Dessa forma, são elaboradas ações com temas voltados à educação sexual, projeto saúde e direitos humanos na adolescência por meio de palestras, vídeos educativos, oficinas e rodas de conversas.

Dentre as atividades realizadas estão a promoção e prevenção de Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs). Foto: Mardilson Gomes/ Ascom SEE

Dentre as atividades realizadas estão a promoção e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), da gravidez na adolescência e o uso de métodos contraceptivos, exercidos por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros e pedagogos. “Os jovens são formados como jovens multiplicadores, ou seja, eles recebem a formação e podem estar repassando essas informações aos demais estudantes, orientados pelos professores. Todas as ações estão incluídas dentro do currículo escolar, com isso, promovem a saúde e práticas seguras com relação à vivência da sexualidade de forma segura”, explicou a professora e técnica do Departamento de Gestão, Alyne Brandão.

Com o apoio de instituições parceiras, a palestra contou com a presença do professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Enock Pessoa, doutor em Psicologia Social, e do psicólogo Antônio Anderson, do Núcleo de Apoio à Psicologia Escolar Educacional. Além disso, visando o fortalecimento da saúde nas escolas, as ações contam ainda com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e Ministério Público do Acre (MPAC), que qualificam ainda mais o programa.

De acordo com o psicólogo Antônio Anderson, do Núcleo de Psicologia da SEE, cerca de 11 escolas estaduais já aderiram ao projeto. “Nós procuramos abordar com os estudantes assuntos sobre o desenvolvimento humano, questões sobre adolescência, voltadas à educação sexual, e no conhecimento de informações e conceitos científicos atualizados, tendo como público-alvo os alunos e professores”, comenta.

A palestra, que ocorreu no auditório da escola Humberto Soares, contou com a participação de cerca de 120 alunos Foto: Mardilson Gomes/ Ascom SEE

A palestra, que ocorreu no auditório da escola Humberto Soares, contou com a participação de cerca de 120 alunos. Visando promover o desenvolvimento biopsicossocial, as ações planejam alcançar cerca de 2 mil alunos com idades a partir dos 13 anos, nas escolas da rede estadual de ensino.

“O interessante dessa palestra é que ela aborda temas importantes de uma forma interativa. Além de serem assuntos importantes para nós adolescentes, os temas servem como ajuda para muitos de nós que não tinham conhecimento sobre essas informações, por exemplo, sobre as ISTs, que são muito perigosas, e é importante falar sobre sua prevenção”, relata a estudante do 1º ano do ensino médio, Mariane Lopes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter