Alunos da Escola Rural Augusto Monteiro participam de capacitação

(Foto: Cedida)
Os alunos foram capacitados para ler os pluviômetros (Foto: Cedida)

Cinco alunos da Escola Estadual Rural Augusto Monteiro, participaram na manhã desta sexta-feira, 2, de uma capacitação para leitura dos pluviômetros, que estão instalados no Ramal Catuaba.

Pluviômetros são equipamentos que medem o nível de chuva em cada região. A formação foi realizada no Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, e teve como objetivo a criação do boletim meteorológico sobre as condições climáticas do ramal.

“Nos últimos meses os alunos coletaram informações sobre o nível do Rio Acre e a quantidade de chuvas naquela localidade. Agora essas informações vão se transformar em um boletim meteorológico da região”, explicou Alan Pimentel, do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre.

Pimentel explicou que os dados gerados vão ajudar tanto a comunidade quanto os próprios órgãos de monitoramento sobre eventos climáticos extremos: “Nesta etapa eles vão aprender como atualizar os dados e disponibilizar as informações, assim a população e os órgãos de defesa ficaram informados com antecedência sobre possíveis cheias ou secas extremas”, destaca.

O estudante Juan Abreu tem um pluviômetro instalado em casa e fala da importância do equipamento para a produção rural: “Na comunidade tem muitos agricultores e esse equipamento serve como alerta para a probabilidade de chuva ou período de estiagem longa. Então, as informações que nós coletamos e disponibilizamos pra eles é muito importante, porque eles vão saber o tempo certo pra plantar ou colher”, explica.

Juan é um dos 23 alunos da comunidade que têm o pluviômetro manual instalado na residência. Além desses, um equipamento semiautomático foi implantado na Augusto Monteiro.

A instituição está localizada na zona Rural de Rio Branco, as margens do Rio Acre e foi uma das mais atingidas pela alagação de 2015.

Viver Ciência

A instalação dos pluviômetros nas escolas faz parte do projeto Comunidades Resilientes.  A iniciativa estará com um estande na II Edição do Projeto Viver Ciência, que será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, na Universidade Federal do Acre.