Alunos da escola Lindaura Leitão vencem Copa de Futsal da EJA

A primeira Copa de Futsal da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2018 já tem uma campeã. A escola Lindaura Martins Leitão, localizada no Conjunto Ouricuri, venceu a final disputada na noite dessa quarta-feira, 11, contra a instituição de ensino João Paulo II.

O evento, realizado na quadra desportiva da escola Dr. Mário de Oliveira, região central de Rio Branco, reuniu atletas, familiares e toda a comunidade escolar nas arquibancadas.

Além do incentivo ao esporte, a Copeja defende a paz e a integração entre os alunos e escolas de diferentes bairros. “O encerramento da competição foi uma grande vitória, pois todos participaram de forma harmoniosa. Tivemos resultados muito positivos com relação à frequência dos nossos alunos da EJA durante as aulas, que era nossa maior preocupação”, diz a coordenadora da EJA no estado, Fernanda Alves.

Só participam dos jogos os estudantes que mantêm um bom desempenho e frequência regular. Para a coordenadora do programa, trata-se de uma forma de trabalhar o resgate educacional. “Recebemos depoimentos de coordenadores pedagógicos afirmando que o campeonato refletiu na sala de aula, fazendo com que eles quisessem interagir e se envolver mais com a escola. Isso é muito positivo para nós, pois os objetivos foram alcançados.”

Pelo fato de se tratar de alunos com idade mais avançada, a Copeja existe como um incentivo a mais para que eles possam dar continuidade à vida estudantil. É o caso de Reverton da Silva, de 18 anos, que está no módulo II da EJA na escola João Paulo II. “Hoje eu vejo o esporte tão importante para mim quanto os estudos. Isso me afasta do mundo das drogas e me motiva a ser alguém de sucesso na vida”, afirma.

De acordo com o coordenador da Copa de Futsal da EJA, o evento é bastante simbólico para os competidores e todos das escolas que assistem aos jogos. “Eles levam a competição muito a sério, se envolvem, pois é um momento de vivenciar coisas diferentes. A Copeja oportuniza a eles o amor pelo esporte e pelos estudos, além de tratar o lado social e humano também”, ressalta Amilson Nobre.

A Copeja 2018 contou com a participação de 23 escolas de Rio Branco, com duração de aproximadamente dois meses de competição, mobilizando mais de 300 alunos com o esporte. Como premiação, os finalistas receberam medalhas e troféus – primeiro e segundo colocado. Luan de Aquino jogou no time vitorioso e acredita que “a nossa batalha e luta favoreceu para que fossemos campeões, já que treinávamos todos os dias na quadra da escola Lindaura Leitão”.

As matrículas neste método de ensino tiveram um crescimento de 116% entre 2010 e 2017. Até o ano passado, a EJA totalizou 39.017 mil matrículas em todo o Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter