Alunos da EJORB participam de programa de orientação profissional

São realizados até sete encontros com o estudante durante o processo (Foto: Celis Fabrícia)
São realizados até sete encontros com o estudante durante o processo
(Foto: Celis Fabrícia)

Alunos da Escola José Ribamar Batista, em Rio Branco, assistiram, nesta quinta-feira, 24, à palestra do programa deorientação profissional, desenvolvida pela diretoria de inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com a Uninorte.

A palestra é a primeira fase do programa que inclui ainda a aplicação de questionários pra levantar a história de vida, valores, interesses profissionais, habilidades e competências dos estudantes.

Testes psicológicos voltados para a profissão também são aplicados. Um deles especifica o campo de aptidão e grau de maturidade pra escolha profissional. “É muito difícil ter que fazer a escolha certa . Vamos vendo as opções do que a gente quer, aí temos a chance aprender e decidir”, explicou Lucas Mayk de Souza Carvalho.

Vera Alice Pereira da Silva, da coordenação psicopedagógica orientação vocacional e profissional, explica que as dúvidas são comuns nessa fase e envolvem questões sociais, econômicas e familiares. “Buscamos fazer com que o aluno escolha a profissão de acordo com a aptidão e habilidade que tem, bem como ao amor pela escolha que fará”, enfatizou.

Todo o processo envolve de seis a sete encontros com os alunos e equipe. “Pode reforçar a convicção do que já quero fazer, que é medicina,” destacou Bruna Ribeiro da Silva.

Alunos das escolas Pedro Martinello, Lourival Pinho, Humberto Soares e também do Instituto Federal do Acre (IFAC) também serão contemplados com o programa neste semestre. “Essa é uma política da secretaria de ajudá-los na área em que pode se sair melhor e seguir”, destacou Cleide Prudêncio, diretora de inovação da SEE.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter