Alunos com altas habilidades e superdotação expõem obras na capital

 

Os trabalhos ficam expostos até o dia 21 de agosto no antigo Mira Shopping (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Os trabalhos ficam expostos até o dia 21, no antigo Mira Shopping (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Atualmente aluno do primeiro ano do ensino médio, Marcos da Cunha Alves foi um dos alunos do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação – Naah/S da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) que apresentaram suas criações nesta segunda-feira, 10,  em Rio Branco.

O estudante começou a se interessar por arte há quatro anos. O gosto por desenhos e pinturas surgiu quando começou a ser acompanhando pelo Naah/S. A inspiração para os desenhos dos vestidos foi a imaginação. Ele também é autor de duas telas: uma retrata a lenda da índia que virou lua e o índio que virou sol. A outra representa a chegada da primavera. As obras são apenas um “treino para ver se dominava as técnicas do curso”, confessou o estudante.

Emersoney Alves Frazão é outro aluno acompanhado pelo núcleo. Ele começou fazendo as esculturas em papel. Depois testou os fios de telefone e cobre e gostou. “Perguntam que curso eu fiz, dão ideia para outras esculturas. É muito bom”, explicou o estudante, que também tem suas obras em exposição.

Ao todo são 12 alunos e ex-alunos da rede pública de ensino apresentando suas produções nas áreas de artes plásticas, grafite, música, esculturas e artesanato. Dois livros também foram lançados com financiamento da iniciativa de Pequenos Apoios e Incentivos da Fundação Elias Mansour.

Desde 2011, o núcleo começou a desenvolver trabalhos nas escolas públicas do Estado identificando os alunos com altas habilidades e superdotação. Esse processo dura entre seis meses e um ano.

“O desafio é fazer com que esse aluno se sinta cada vez mais empoderado do seu talento,” destacou Ursula Maia, coordenadora de Educação Especial da SEE.

Para conhecer os trabalhos ou para adquirir uma das obras, basta visitar o Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie), antigo Mira Shopping das 8 às 12 e 14 às 17 horas até o dia 21 de agosto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter