Aluno do Quero Ler relata experiência na Viver Ciência

Aos 69 anos, Joaquim Vidal visitou a Ufac pela primeira vez. (Foto: Mágila Campos/See)

Seu Joaquim Vidal tem 69 anos e visitou a Universidade Federal do Acre (Ufac) pela primeira vez na última semana. Sorridente, ele caminhava pelos corredores do bloco Walter Felix enquanto saudava todos que passavam. O aposentado é aluno do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, o Quero Ler, ação que integrou a programação da maior Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da região Norte, a Viver Ciência.

Com uma alegria contagiante, o aposentado comentou sobre a feira. “Ave-Maria, tá bom demais! Eu nunca tinha prestigiado um evento desse, mas agora a gente está aqui e estou feliz de uma forma que nem sei explicar, só tenho a agradecer a Deus e as pessoas que organizaram tudo, porque esse dia vai ficar na minha memória”, diz empolgado.

Seu Vidal conta que o fato da exposição ser na Ufac oportunizou que ele conhecesse não só os projetos educacionais da educação básica, mas também a maior Universidade do Estado.“Nunca tinha entrado aqui [Ufac], eu sou passava pela frente, pela estrada e dava uma olhadinha de longe. E hoje além de ver esse monte de coisa, tô tendo a oportunidade de conhecer a Universidade. É uma alegria imensa”, diz.

A sala

Além do aposentado, passaram pelo local estudantes de várias turmas do Programa na capital, já que uma sala foi montada para receber os alunos e a comunidade em geral. No espaço, um mural de fotografias mostrava registros dos melhores momentos das turmas.

A decoração composta por livros, publicações e lembranças apresentava ao público toda a trajetória do Programa, desde que iniciou em 2015 até hoje. Ao sair, os visitantes recebiam panfletos de divulgação das matrículas, como forma de incentivar os estudos daquelas pessoas que ainda não sabem ler ou escrever.

Festa foi realizada para comemorar participação do Quero Ler na Mostra (Foto: Mágila Campos)

O coordenador do Programa, Evaldo Viana, prestigiou o Forró que eles organizaram para comemorar a participação na Mostra. Durante a festa ele falou da satisfação em ver Jovens e Adultos que começaram os estudos tardiamente envolvidos com um evento da magnitude da feira.

“É muito significativo a participação do Quero Ler na Viver Ciência, porque o Programa tem uma importância social muito grande, e aqui estamos dando visibilidade ao poder transformador da educação. Esse é um momento das pessoas conhecerem melhor o programa que resgata a auto-estima e os sonhos da nossa gente”, destaca.

Além disso, Viana destacou que a participação dos alunos e do corpo docente no evento é uma forma de motivá-los a seguir em frente cada vez mais motivados, pois puderam vivenciar de maneira prática o que significa a ciência, a tecnologia e a inovação para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

Viver Ciência

A Mostra que celebrou neste ano sua sua terceira edição, reuniu trabalhos em todas as áreas do conhecimento das escolas públicas e particulares, além de Universidades e Institutos Federais. Realizada pela Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) em parcerias com diversas instituições, ocorreu de 19 a 21 deste mês, no campus da Ufac de Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter