Alunas do Asas da Florestania tornam-se agentes educacionais

Ensino será levado às crianças de 4 e 5 anos de comunidades isoladas

asinha_assessoria_see_01.jpg

Alunos agora recebem treinamento para se tornarem agentes educacionais (Foto: Assessoria SEE)

O projeto Asas da Florestania Infantil, desenvolvido pelo Governo do Estado no Acre, inicia suas atividades dando a oportunidade aos alunos do programa de serem também agentes educacionais em suas comunidades, levando conhecimento a crianças de 4 e 5 anos que residem em regiões de difícil acesso da zona rural. Leiliane Pinto e Josileide Araújo são alunas do projeto na modalidade de ensino médio e agora serão professoras do ensino infantil.

"É a primeira chance que estou tendo de trabalhar. Será um desafio ensinar crianças, ao mesmo tempo em que estou tendo o prazer de levar educação para pessoas carentes", disse Josileide, aluna e agente do Asas da Florestania no município de Assis Brasil

O projeto Asas da Florestania Infantil vai beneficiar nesta primeira etapa 1.021 crianças de 4 a 5 anos que residem em assentamentos e margens de rios dentro das Reservas Extrativistas. Ao todo, 78 profissionais dos municípios de Mâncio Lima, Assis Brasil, Jordão, Manuel Urbano, Plácido de Castro, Acrelândia e Brasileia receberam a capacitação que foi ministrada por técnicos da Abaporu, empresa de consultoria em educação.

Cada família é beneficiada com duas visitas semanais – cada uma com duração de duas horas -, ficando um agente responsável por dez famílias. Uma iniciativa inovadora, em que a Secretaria de Estado de Educação pretende não deixar nenhuma criança sem educação. "É muito interessante esse projeto, pois ontem eu era aluna do Asas e agora já sou professora. É uma cadeia reprodutora de conhecimento que ajuda as crianças que não têm condições de vir estudar na cidade", explica a agente Leiliane Pinto, 18.

Idealizado pela Secretaria de Estado de Educação e executado em parceria com as prefeituras municipais, a meta do programa do Governo do Estado é atender, até 2010, 4 mil crianças, além de garantir formação continuada de 300 agentes educadores e disponibilizar 4.300 kits pedagógicos.