Embaixadora

Aluna do Centro de Línguas representará o Acre no programa Jovem Embaixador 2020

A jovem Ana Carla Fraga, 17, estudante do Centro de Estudo de Línguas (CEL), é a mais nova Jovem Embaixadora 2020. O programa recebe candidaturas de todo o país e tem como alvo alunos da rede pública que sejam exemplos em suas comunidades em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

O Jovem Embaixador é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), coordenado pela Embaixada dos EUA e implementado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e respectivas secretarias de Educação.

Ana Carla representará o Acre no Jovem Embaixador 2020 Foto: Jorge William/SEE

Ana conta que sua relação com a língua inglesa começou ainda na infância com as músicas internacionais que o pai escutava. Curiosa, a garota começou a pesquisar por conta própria o significado daquelas palavras. Foi nos anos finais do Ensino Fundamental na escola estadual Raimundo Hermínio de Melo que ela conheceu o trabalho do CEL.

“Um dia, na escola me ofereceram esse curso aqui. Eu fiquei muito animada, fui atrás e consegui com muita facilidade na época e desde então não parei mais. Desde que eu entrei aqui conheci pessoas muito boas. Os professores são muito bons, são ótimos e, para mim, eu não troco por nada”, relembra.

E foi com um desses professores que a estudante conheceu o programa Jovem Embaixador. “Quando eu descobri o Jovem Embaixador foi com a jovem embaixadora de 2009, a Diana. Eu era aluna dela. Ela começou a falar desse programa e isso virou meu sonho. Mas eu pensava que não tinha chances”.

Quando entrou no primeiro ano do Ensino Médio na escola estadual José Rodrigues Leite, por insistência da mãe, ela se inscreveu pela primeira vez. Foram três tentativas até a menina realizar o seu sonho.

“Em 2017, eu me inscrevi pela primeira vez e fiquei em segundo lugar. Fui para semifinal em Brasília e participei do English Immersion Program e lá eu conheci muitas pessoas que me influenciaram a não desistir e tentar de novo. Fiz isso ano passado e não consegui, mas eu vi muitos amigos que conseguiram e isso me inspira, sabe? Esse ano, eu tentei de novo e dessa vez eu consegui realizar meu sonho”.

De acordo com a coordenadora do Jovem Embaixador no Acre, Cátia Regina Pinto, Ana Carla entra para o time de representantes do estado. Desde 2007, quando a secretaria aderiu ao programa, 13 estudantes conseguiram a classificação. “A gente fica feliz por ela e também sentimos que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Ela é nossa estudante, concluiu todos os módulos, tem nível intermediário e avançado. Então, nós do CEL nos sentimos muito orgulhosos”.

Agora, a viagem para os Estados Unidos já está marcada para o dia 10 de janeiro do próximo ano. A chegada será no dia 11, data em que a estudante comemora seu 18º aniversário. “Eu queria falar para as pessoas, não para só os alunos da minha idade, mas para os adultos também que tenham um sonho, que por acaso, pararam em algum curso de algum idioma ou qualquer curso de educação: voltem e continuem sonhando porque a gente consegue”.