Grande Final

Aluna do 6º ano vence 1º Festival Solo Vocal do Colégio Militar Tiradentes

Nicole Torres, 12 anos, aluna do 6º ano, foi a primeira vencedora do Festival (Foto: Thais Farias/SEE)

O primeiro Festival de Solo Vocal do Colégio Militar Tiradentes foi um sucesso de público. Mais de 500 estudantes, pais e amigos prestigiaram os 14 participantes inscritos na competição, que ocorreu no Teatro Plácido de Castro. A vencedora da noite foi Nicole Torres, 12 anos, estudante do 6º ano. De baixa estatura, mas gigante na voz, seus movimentos tímidos não passaram despercebidos diante dos jurados.

Eufórica, Nicole ficou surpresa ao saber do resultado e não escondeu a emoção de ter ganhado o Festival. “Cresci no meio musical, aprendi vendo minha mãe cantar e estou imensamente feliz porque era um sonho pra poder agradar os jurados com uma canção evangélica. Na verdade, foram meus colegas que me incentivaram a me inscrever, estou aqui por eles e conseguimos vencer”, expõe.

O Festival é resultado do trabalho musical desenvolvido durante o ano letivo 2018. Cada aluno representou uma turma da instituição. Para o diretor-comandante do Colégio, major Agleison Alexandrino, a atividade é importante porque desenvolve ainda mais a disciplina nos alunos por meio da música.

Colegas de turma da grande vencedora se organizaram para torcer (Foto: Thais Farias/SEE)

“É uma das atividades que nós estamos desenvolvendo desde o início do ano e o Festival veio para coroar o trabalho que é realizado no Colégio Militar Tiradentes. Através disso, detectamos muitos alunos com a capacidade de se expressar por meio da música. É um trabalho orientado que faz com que essas crianças e adolescentes possam se desenvolver e evoluir como cidadãos de bem”, conta o major.

Além dos solos, houve apresentação do coral e da banda marcial do colégio, de piano, de saxofone e da Banda da Polícia Militar do Acre. A ganhadora recebeu um violão e uma premiação em dinheiro no valor de 300 reais. Já o segundo e terceiro colocados receberam 200 e 100 reais, respectivamente.

Carlos Eduardo Gomes, 13 anos, está no 8º ano, já participou de outros corais e não hesitou em fazer a inscrição assim que soube o Festival. “Me interessei muito em participar porque percebo que pode ser uma chance de mostrar o meu talento e tentar estar entre os primeiros lugares”, afirma.

Além dos solos, houve apresentação do coral e da banda marcial do colégio (Foto: Thais Farias/SEE)

Da mesma forma pensaram Airton Figueiredo, 14 anos, do 9º ano, e Rayssa Barros, do 7º. “Participar do Festival é muito interessante pra alunos como nós, que de certa forma, já temos uma intimidade maior com a música. Comecei a cantar na igreja e assim que vi o cartaz no mural da escola, sabia que iria participar”, ressalta Airton.

“Eu não queria participar, mas meus colegas me fizeram inscrever. Então estou aqui para representar minha turma, quando o aluno ganha, quem ganha é a turma inteira e os próprios professores”, diz Rayssa, que também iniciou os passos na música ainda criança, na igreja.

O evento é uma realização do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e Colégio Militar Tiradentes.

Sobre o Colégio Militar Tiradentes

Criado há quase um ano na gestão do governador Tião Viana como mais um incentivo à educação de qualidade no Estado,  o Colégio Militar Tiradentes atende 560 alunos do Ensino Fundamental II, divididos em dois turnos.

Além das disciplinas tradicionais, a escola oferece diversas atividades no contraturno como futebol, xadrez e artes marciais.