Alimentação saudável é tema de atividade desenvolvida na Escola Ramona de Castro

A Escola de Ensino Fundamental Ramona Mula Pastor de Castro desenvolveu atividades relacionadas à alimentação saudável, durante toda a semana, com as crianças do 4º ano, e, na manhã desta quinta-feira, 21, contou com a parceira da equipe de nutricionistas da Divisão de Merenda Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e acadêmicos do curso de nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A atividade foi uma iniciativa da escola, que solicitou a colaboração dos profissionais especializados da SEE para enriquecer ainda mais as aulas realizadas durante a semana, com palestra e atividades que abordaram sobre hábitos saudáveis de forma didática e participativa.

Palestra e atividades que abordam os hábitos saudáveis. Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

“Nós fizemos uma atividade com os alunos e falamos sobre alimentação saudável, abordando os dez passos para a alimentação saudável e, no final, fizemos uma atividade com eles, abordando o nível de processamento de alimentos, assim como preconiza o guia alimentar para a população brasileira”, comentou a nutricionista da SEE, Lorena Machado.

As atividades de educação alimentar e nutricional, que a equipe da alimentação escolar da SEE desenvolve nas escolas, já estão incluídas no plano de ações de 2020 como uma das diretrizes do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Para complementar o conteúdo que o professor já havia trabalhado com a turma, os nutricionistas falaram sobre a importância do consumo de frutas, verduras, carnes, enfim, todos os alimentos fundamentais para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, além de mostrar os alimentos vilões da saúde.

Nutricionistas e estudantes de nutrição conversam com alunos do 4º ano sobre alimentação saudável. Foto: Clícia Araújo

A atividade desenvolvida na escola já faz parte do plano de ação da escola para que os alunos conheçam hábitos saudáveis, que contribuem para uma vida mais duradoura e com qualidade, evitando a obesidade infantil.

“Esperamos que, a partir dessas aulas e com as orientações dos profissionais da área da nutrição que nos ajudaram hoje com muitas informações, nossos alunos passem a ter mais consciência de que a alimentação é tudo para a nossa vida, pois, com uma boa alimentação, eles serão adultos saudáveis”, afirmou o professor Francisco Otaviano.

Foi constato que algumas crianças não têm o hábito formado em casa, e é aí que entra a escola com a educação alimentar, mostrando hábitos saudáveis que evitam algumas patologias como: colesterol elevado, hipertensão, desnutrição e até mesmo a obesidade, que tem um índice elevado no país.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest