Água para Todos: governo do Estado perfura nono poço e leva mais qualidade de vida para a população do Juruá

Por determinação do governador Gladson Cameli, o Vale do Juruá tem recebido um dos maiores programas já executados no Acre para levar água potável e de qualidade para cerca de 120 mil pessoas. O Água para Todos deu início, na última quinta-feira, 16, à perfuração do nono poço profundo no bairro Miritizal II, no Segundo Distrito de Cruzeiro do Sul.

Com 150 metros de profundidade e vazão de 60 mil metros cúbicos por hora, a construção do poço será concluída na segunda quinzena de outubro. Um reservatório com capacidade para 60 mil litros será instalado no local para armazenar a água, que, posteriormente, será distribuída para cerca de quatro mil moradores da comunidade.

Depasa iniciou perfuração de poço profundo no bairro Miritizal II, em Cruzeiro do Sul. Quando estiver pronto, água chegará as residências de quatro mil moradores da comunidade Foto: Cedida

“Esse poço representa a realização de um sonho. Há mais de cinco anos, os moradores do Miritizal sofrem com a falta d’água. Têm famílias aqui que passam mais de uma semana com as torneiras secas. Na reunião que tivemos com o governador Gladson Cameli junto com as lideranças comunitárias, eu mesmo entreguei o ofício na mão dele pedindo esse poço. Em nome da nossa comunidade, gostaria muito de agradecer o governador por estar atendendo a nossa reivindicação”, afirmou Lourenço de Jesus, presidente da Associação de Moradores do Bairro Miritizal II.

Coordenado pelo Departamento de Água e Saneamento (Depasa), o programa tem como principal objetivo suprir a demanda de água em bairros que enfrentam desabastecimento e ainda comunidades rurais não interligadas à rede de distribuição. Somente na regional do Juruá, serão perfurados 20 poços até o segundo semestre de 2022, beneficiando cerca de 30 mil famílias.

“Não estamos medindo esforços para que a nossa meta seja alcançada dentro do prazo estabelecido pelo próprio governador Gladson Cameli. Primeiramente, fizemos um projeto piloto na Maternidade de Cruzeiro do Sul e conseguimos resolver o problema de desabastecimento da unidade, que se arrastava há muitos anos. Agora, estamos levando esse mesmo serviço para os bairros e comunidades rurais. Não estamos falando só de água, mas também de garantir mais saúde para a população”, argumentou Braz Pedrosa, coordenador-geral do Depasa em Cruzeiro do Sul.

Perfuração dos poços é uma determinação do governador Gladson Cameli. Meta é beneficiar cerca de 120 mil moradores do Vale do Juruá Foto: Cedida

A logística do trabalho de perfuração dos poços conta com um caminhão perfuratriz, equipe técnica especializada, equipamentos e materiais necessários para perfuração, além da regularização e operacionalização do poço. Em contrapartida, os entes conveniados entram com a definição do local da perfuração, acompanhados dos técnicos e geólogo do governo, assim como a doação do terreno para construção do poço, insumos e todas as tratativas definidas no instrumento de convênio.

Segundo o governador Gladson Cameli, melhorar a qualidade de vida dos acreanos é prioridade de sua administração. Com essa ação no Juruá, o Estado realiza investimentos na ordem de R$ 2 milhões. Na oportunidade, o chefe de Estado fez um resgate histórico do veículo responsável pela perfuração dos poços profundos.

“Esse caminhão foi adquirido durante a gestão do meu saudoso tio e ex-governador Orleir Cameli, quando ele iniciou esse trabalho, que infelizmente foi interrompido e abandonado. Com muito esforço, recuperamos a perfuratriz e estamos perfurando esses poços para beneficiar a população, que tanto precisa de água potável de boa qualidade”, enfatizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter