Durante as nove noites de Expoacre, produtores rurais da Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Acre (Cooproac), localizada no Ramal Novo Horizonte, no km 15 da BR-317, estiveram presentes ao evento, onde puderam comercializar seus produtos à base de milho e mandioca, cultivados com incentivos de programas da agricultura familiar.
Com o aumento das oportunidades de comercialização de seus produtos, os cooperados já estão em processo de criação de um projeto para uma agroindústria, elaborado em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
“Temos muitos propósitos para aumentar nossa cooperativa e, em decorrência disso, nossa produção também. Hoje somos 45 cooperados ao todo”, relata o tesoureiro da Cooproac, Manoel França.
A agricultura familiar, segundo o Ministério da Agricultura, é um importante segmento do agronegócio do país, sendo grande geradora de empregos no campo e responsável pela maior parte da produção que abastece o mercado interno, ou seja, cerca de 70% dos alimentos consumidos nos lares brasileiros.
“Nossa cooperativa quer cada vez mais incentivar a agricultura familiar, diminuindo sua dependência em relação às grandes corporações do setor”, afirma o cooperado José Francilino do Carmo.
Os produtores do Novo Horizonte contam com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e da Secretaria Estadual de Pequenos Negócios (SEPN).