Orientações

Agentes sociais dialogam com a comunidade sobre as obras em Marechal Thaumaturgo

Os grandes investimentos em infraestrutura feitos pelo governo do Acre em Marechal Thaumaturgo estão modificando o cotidiano dos moradores e transformando o município em um legítimo canteiro de obras.

Nessa condição, o contato direto entre os moradores e agentes técnicos é fundamental para criar um espaço que facilite o desempenho dos serviços e evite alguns transtornos para comunidade.

Com um olhar sensível aos pequenos detalhes e de prontidão para esclarecer qualquer dúvida ou acatar alguma sugestão, os agentes sociais do Departamento Estadual de Saneamento e Pavimentação (Depasa) atuam em mutirões nas localidades que ficam no entorno das construções.

Os serviços de drenagem, pavimentação de 8,5 quilômetros de vias, instalação e ampliação da rede de água e de tratamento de esgoto marcam as ações que estão sendo realizadas na cidade.

“No intuito de eliminar os riscos de acidentes, por exemplo, orientamos os pais a não deixem as crianças brincarem perto dos maquinários, além de noções sobre o descarte correto do lixo domiciliar e evitar desperdício de água”, destaca a assistente social do Depasa Jorciany Gonçalves.

Agentes sociais do Depasa atuam em mutirões nas localidades que ficam no entorno das construções (Foto: Cedida)

Na oportunidade, os agentes repassam aos moradores diversos informativos sobre o andamento de cada serviço, os próximos benefícios e algumas dicas de segurança e convivência.

“Informamos sobre ações do dia a dia, esclarecemos as dúvidas da população, organizamos reuniões maiores com a comunidade e dialogamos nas mídias sociais e programas de programas de rádio”, relata o coordenador da equipe social do Depasa, Francisco Panthio.

Maria Gomes, moradora da Rua da Olaria, comenta que recebe com alegria a visita dos agentes técnicos em sua casa e se sente acolhida em receber todas as orientações sobre as obras e seus benefícios.

“Tudo que está acontecendo parece um sonho. Eu vivia aqui com os pés no barro e agora vou morar num local pavimentado. Fico agradecida pelo cuidado do nosso governo, informando e trabalhando para a gente”, disse Gomes.

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, ressalva a interatividade entre técnicos e comunidade. “Todas as obras exigem muito diálogo com a população. Esse trabalho da área social é diário, incansável e permanente. Sem o apoio da comunidade, não se consegue fazer tanto em tão pouco tempo”, disse.

Saneamento ambiental

Os investimentos em Marechal Thaumaturgo são oriundos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), conduzidos pelo Depasa e pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

Outras cidades como Porto Walter, Jordão e Santa Rosa também são contempladas com o projeto. No total, cerca de R$ 100 milhões em saneamento ambiental integrado estão sendo investidos pelo governo do Acre.