Iapen

Agentes penitenciários empregam cães na rotina dos presídios acreanos

O árduo trabalho de guarda penitenciário, que muitas vezes parece simples e passa despercebido aos olhos da sociedade, tem recebido um reforço de peso na segurança das unidades penais do Estado, o uso de cães adestrados na guarda de custodiados e atividades rotineiras como busca de materiais ilícitos.

Há cinco anos essa passou a ser a realidade dos presídios Francisco D’Oliveira Conde e Antônio Amaro Alves, e que desde o início deste ano ganhou força, fazendo parte das estratégias de segurança e da ordem planejadas pelo Governo do Acre e implementadas pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

O serviço de emprego de cães nas operações dentro dos presídios foi apresentado ao público nesta quinta-feira, 1 de agosto, a 6ª noite de Expoacre 2019.  Agentes do Centro de Treinamento de Cães Penitenciários (CTCP) realizaram uma série de apresentações chamando a atenção dos visitantes da feira.

Cães são preparados para trabalhar na contenção de rebeliões e para identificar produtos ilícitos Foto: Gleydison Meireles

De acordo com Edinelson Franco da Silva, agente penitenciário do CTCP, os cães ajudam a detectar substâncias ilícitas nas instalações em geral dos presídios, como pátio, corredores, celas e área externa, além de acompanharem o banho de sol dos detentos, ajudando na segurança preventiva dos locais.

“Estamos hoje na Expoacre para mostrar um pouco do nosso serviço dentro das unidades prisionais com o emprego de cães. São animais altamente treinados e que recebem todos os cuidados necessários para realizarem um bom trabalho”, disse o agente.

Atualmente, o CTCP conta seis cães em pronta operação, de raças diferentes (Pastor Alemão, Pastor Holandês, Pastor Belga de Malinois e Rottweiler) alimentados com ração. Eles também recebem vacinas, banho e tosa. O treinamento especializado ocorre de duas a três vezes por semana, quando há necessidade os treinamentos acontecem diariamente.

“Temos cães preparados para encontrar drogas, armas e até mesmo celulares”, completou Edinelson da Silva, que aproveitou para parabenizar o apoio da direção do Iapen.

“Contamos com total apoio da direção do Iapen, isso é muito importante para a valorização dos nossos trabalhos. Só temos a agradecer a confiança depositada em toda a equipe”.

Os cães estão preparados para encontrar armas, drogas e até celulares; treinamento é diário Foto Gleydison Meireles

O presidente do Iapen, Lucas Gomes, enalteceu o trabalho da equipe do CTCP, que, de acordo com o gestor, que também é agente penitenciário, tem feito um trabalho de excelência no treinamento e na condução das ações com cães.

“Temos um grupo de agentes preparados para o trabalho com cães, e esse trabalho tem feito toda a diferença e só tem dado certo por conta do empenho dos servidores. Nossos cães têm feito um trabalho extraordinário na retirada de ilícitos do interior dos estabelecimentos prisionais. São especialistas em encontrar drogas, armas e celulares. Com  seis cães, estamos felizes com uma nova ninhada de oito filhotes que devem reforçar o nosso efetivo. O sistema penitenciário só tem a ganhar”, declarou Gomes.