Agentes de segurança proporcionam dia de lazer a crianças do Hospital do Câncer

Nada arrancou mais sorrisos dos pequenos do que o passeio nas motos e viaturas dos policiais (Foto: Júnior Aguiar)

Pula-pula, brincadeiras, lanche, roda de canções e muita animação. Quem pensa que esse foi o cenário mais aguardado pelas crianças, está enganado.

Sem exceções, o ponto alto da diversão, o momento mais esperado pelos pequenos era passear nas viaturas policiais, em especial no carro do Corpo de Bombeiros.

Sara Andrade, de 12 anos, assim como a pequena Marina Teixeira, de 7, estavam ansiosas pelo passeio, que, claro, teve até a sirene ligada. “Quando disseram que a gente poderia andar no carro dos Bombeiros, nem dormi direito, esperando para vir logo”, conta Sara, que há cinco meses iniciou o tratamento contra leucemia.

Já Marina, conta a mãe, no início ficou tímida, não querendo participar das atividades. Mas quando soube que iria passear nas viaturas policiais logo mudou de ideia. “Quando eu disse do passeio nas viaturas, ela logo quis vir. Isso é muito bom para as crianças”, disse.

A festa foi montada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac) para receber os pacientes infantis da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Acre – Unacon (Hospital do Câncer). O translado das crianças até o local foi realizado pelo ônibus do Exército.

O evento, promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em todo território nacional, acontece pelo segundo ano consecutivo no Acre, com apoio da Polícia Militar, Exército Brasileiro, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Corpo de Bombeiros. Cada criança recebeu uma camisa personalizada da PRF.

“O BPTran se soma com muita satisfação às demais instituições para destacar essa data singular de combate ao câncer infantil. Atuamos na defesa da vida quanto estamos no trânsito, hoje vemos os números de acidentes fatais reduziram significativamente e ao lado destas crianças, verdadeiras guerreiras da vida, nos sentimos renovados para seguir em frente em nossa missão”, afirmou o tenente-coronel Bino, comandante do batalhão.

A ação faz parte da campanha Policiais Contra o Câncer Infantil, pensada para auxiliar no processo curativo das crianças. “Sabemos que a força policial é a profissão que muita criança deseja ser quando crescer. Nossa intensão é essa aproximação, melhorando alta estima, e ajudando no tratamento”, destaca o inspetor Cesar Henrique, superintendente da PRF/AC.

Crianças participaram de várias atividades ao longo da manhã (Foto: Júnior Aguiar)

A data escolhida, dia 23 de novembro, faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. No Acre, 102 crianças estão em tratamento quimioterápico. Para a PRF, o trabalho solidário é uma forma de minimizar os efeitos físicos e psicológicos pelos quais passam as crianças e suas famílias durante o tratamento.

“Não tem como conter a emoção. Sem dúvidas, passar esse momento com as crianças, proporcionando um pouco de alegria e diversão é muito gratificante. Sempre digo que o presente não é para elas, e sim, para nós. Esses pequenos são os verdadeiros super-heróis na luta pela vida”, diz o agente PRF Fábio Margalho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter