Agência de Notícias do Acre concorre ao Prêmio Sebrae de Jornalismo

Solenidade de premiação será dia 10 de junho, no Sebrae Nacional, em Brasília (DF) (foto divulgação)
A solenidade de premiação será dia 10 de junho, no Sebrae Nacional, em Brasília (Foto: divulgação)

 

Após vencer a etapa estadual do 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria webjornalismo, com a matéria “Doutor da Borracha: o artesanato acreano que ultrapassou fronteiras” (link abaixo), do repórter Eduardo Gomes e do fotógrafo Arison Jardim, a Agência de Notícias Acre concorre à etapa nacional do prêmio. O evento será no dia 10 de junho, em solenidade de premiação no Sebrae Nacional, em Brasília.

Na categoria webjornalismo concorrem 22 matérias.  As narrativas tratam de experiências de empreendedorismo no país. Também participam trabalhos em jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo e imagem jornalística.

A matéria foi publicada em maio de 2014. Conta a história do artesão José Rodrigues de Araújo, conhecido por “Doutor da Borracha”, que conseguiu, com sua profissão de extrativista, criar produtos à base de látex e conquistar mercado nacional e internacional.

“A matéria dá voz a uma experiência exitosa. Mostra que, apesar das adversidades, o Doutor da Borracha consegue ter um produto com apelo que une empreendedorismo, arte e mercado”, avalia Eduardo. O jornalista relata que se sente incentivado, por editores, fotógrafos e colegas repórteres, no Sistema Público de Comunicação, a ousar: “Sempre tive liberdade para trabalhar os conteúdos. Aqui temos a oportunidade de atuar na web, TV e rádio. É uma escola”.

E o fotógrafo Arison relata: “Me sinto feliz em poder mostrar, para o Brasil e para o mundo, a história de um típico acreano, seringueiro e artista. No dia em que conversei e fotografei o Doutor da Borracha, em sua casa em Brasileia, estava lá também uma equipe da televisão colombiana.”

Confira aqui a reportagem:

Doutor da Borracha: o artesanato acreano que ultrapassou fronteiras