Ações do Núcleo de Apoio Psicossocial aos agentes de segurança serão ampliadas

A valorização do servidor e a humanização dos serviços públicos é uma das prioridades do programa do Governo do Estado

dsc06734.jpg
dsc06729456.jpg

A valorização do servidor e a humanização dos serviços públicos é uma das prioridades do programa do Governo do Estado (Foto: Assessoria Sesp)

A valorização do servidor público chega a Secretaria de Segurança Pública do Acre com maior ênfase, através das ações do Núcleo de Apoio Psiquíco-social (Nap).

O núcleo está em atividade desde março de 2008 e já fez 541 atendimentos. A valorização do servidor e a humanização dos serviços públicos é uma das prioridades do programa do Governo do Estado.

O Nap está sob responsabilidade gerencial da psicóloga Francisca Félix Belém, uma funcionária de carreira de SESP com 28 anos de “casa”. Ainda que pouco divulgado, tem prestado relevantes serviços na modalidade de atendimento psíquico-social e ganha, na gestão do Secretário de Segurança Pública Dr. Reni Graebner, uma projeção de metas de atendimento também para policias militar e bombeiros militares, ainda no decorrer desde ano.

“Vamos trabalhar para colocarmos o Nap em condições necessárias para que o atendimento seja ampliado”, afirma o secretário.

O objetivo do Nap, de acordo com a psicóloga Francisca Félix Belém “é oferecer auxílio psíquico-social aos policiais civis, militares e bombeiros da Secretaria de Estado de Segurança Pública, “por se constituírem profissionais vulneráveis dado às particularidades das funções que desempenham”.

A psicóloga conta que o núcleo nasceu a partir da constatação que na corregedoria de Polícia Civil havia acúmulo de processos administrativos contra servidores estressados, com dependência em álcool e outras substâncias químicas, sem oferecer nenhum um tipo de atendimento que pudesse recuperá-lo ao serviço público e em alguns casos eram até punidos com a perda da função e/ou emprego.

Com apoio a servidora conseguiu formação profissional na área da psicologia e encampou uma luta interna para a implantação do núcleo.

“Aqui fazemos atendimento psicossocial individual terapêutico diário e em grupo de auto-ajuda toda semanal. Supervisão e orientação para estagio de psicologia com acadêmicos na modalidade curricular obrigatório. Técnica de acolhimento; Atendimento Psicoterápico em Grupo e apoio a família, além de técnicas de relaxamento com os funcionários semanalmente”, finaliza Francisca.