Adolescentes privadas de liberdade recebem atendimento médico na capital

Governo e prefeitura desenvolvem ação de saúde para adolescentes da unidade Mocinha Magalhães (Foto: Marcelo Torres)
Governo e prefeitura desenvolvem ação de saúde para adolescentes da unidade Mocinha Magalhães (Foto: Marcelo Torres)

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertaram nesta quarta-feira, 16, uma série de ações no Centro Mocinha Magalhães, que atende menores privadas de liberdade. As socioeducandas puderam receber vacinas, testes rápido de HIV e DSTs, além de consultas médicas.

Uma equipe composta por médico, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), além de acadêmicos voluntários, fez a aplicação de vacinas contra gripe, antitetânica, febre amarela, hepatite B e consultas com um clínico-geral.

“Mais de 30 meninas privadas de liberdade recebem atendimento médico e testes rápidos de HIV, hepatite C e sífilis. Elas também receberam orientação das profissionais de saúde sobre as formas de contágio dessas doenças e como preveni-las”, explicou a diretora-geral do Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, Isabela Silva.

Isabela diz ainda que a unidade busca parceiros como a prefeitura de Rio Branco, e realiza esse tipo de ação a cada dois meses, quando as meninas têm acesso a esses atendimentos clínicos. Desta vez, a equipe que está ofertando os atendimentos é do Centro de Saúde Gentil Perdomo.

Além do atendimento médico, o ISE desenvolve uma séria de ações sociais envolvendo as adolescentes em cumprimento de medidas, mas também as famílias, com aulas de violão, cursos profissionalizantes em várias áreas e educação com aulas dos programas que a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) oferece.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter