Acreano Edson Pinheiro é bronze na Paraolimpíada

A disputa com Hu Jianwen e Evan O'Hanlan, na prova dos 100 metros T38 (Foto: Ricardo Moraes Reuters)
Edson Pinheiro ganha bronze na disputa com Hu Jianwen e Evan O’Hanlan, na prova dos 100 metros T38 (Foto: Ricardo Moraes Reuters)

O acreano Edson Pinheiro conquistou na manhã desta terça-feira, 13, a medalha de bronze na prova dos 100 metros T38, para paralisados cerebrais, com o tempo de 11s26.

Nascido em um seringal de Cruzeiro do Sul, Pinheiro disputa a terceira Paraolimpíada.

O chinês Hu Jianwen quebrou o recorde mundial (10s74) e ficou com o ouro, desbancando o bicampeão Evan O´Hanlan, da Austrália, que levou a prata (10s98).

A falta de oxigenação no cérebro causou a lesão que afetou os movimentos do braço direito de Pinheiro, filho de um soldado da borracha e de uma dona de casa. Edson Pinheiro começou no esporte no tênis de mesa, mas depois se apaixonou pelo atletismo.

“Eu vim de uma cidade bem distante, um lugar onde não tem muita expectativa. Passei muitos anos fazendo trabalho braçal para ajudar a família. Cresci, fui para Rondônia, comecei a praticar tênis de mesa, depois fui para o atletismo. Não consigo pensar em outra coisa se não o atletismo. Já capinei quintal, queimei tijolo.Não me arrependo de nada, e tudo foi gratificante para chegar até aqui”, disse o acreano em entrevista concedida ao site globoesporte.com.

Edson disputará o salto em distância na próxima quinta-feira,15, no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro.