Acre recebe hipoclorito de sódio enviado pelo Ministério da Saúde

O Acre recebeu do Ministério da Saúde (MS) 425 mil frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, que serão distribuídos para os 22 municípios do estado, com prioridade para aqueles atingidos pelas inundações.

Como parte do programa de investigação de surtos hídricos, a distribuição do composto é uma medida preventiva do Programa de Saúde de Combate à Cólera, bem como da área de Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas.

Acre irá receber do Ministério da Saúde (MS) 425 mil frascos do desinfetante hipoclorito de sódio a 2,5%, que serão distribuídos para os 22 municípios do estado Foto: Arquivo.

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Débora dos Santos, o uso do hipoclorito de sódio é bastante eficiente na desinfecção de águas para consumo humano.

“Ambas as formas são recomendadas como eficazes para tornar a água potável pela Organização Mundial de Saúde [OMS], pelo seu poder bactericida e baixo custo”, destaca Débora dos Santos.

O hipoclorito de sódio a 2,5% é disponibilizado gratuitamente durante todo o ano pelo MS para a Secretaria de Estado de Saúde, que por sua vez faz o encaminhamento aos municípios, onde o hipoclorito é distribuído à população pelos agentes de saúde e também entregue nas unidades de saúde, sendo que cada família de até cinco membros deve receber três frascos ao mês.

Todos os municípios estão abastecidos com o insumo, e nesta segunda-feira será enviada uma nova remessa para a regional do Juruá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter