Acre é um dos primeiros estados da região Norte a ter minibibliotecas da Embrapa

Projeto  foi criado em 2003, como uma das ações estratégicas do Programa Fome Zero

minibibliotecas_025.jpg

Foto: Embrapa

Escolas rurais da região Norte vão integrar o roteiro de atuação do projeto Minibibliotecas Rurais, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As primeiras, das 87 instituições de ensino contempladas com a iniciativa em 2008 estão localizadas nos municípios de Brasiléia, Assis Brasil, Capixaba e Xapuri. A entrega do acervo acontece nesta quarta-feira, 18, às 9h30 da manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Valéria Bispo Sabala, em Brasiléia.

Compostas por 108 títulos de publicações impressas, as minibibliotecas possuem 40 títulos do programa de rádio Prosa Rural e 38 vídeos do programa Dia de Campo na TV, produzidos pela Embrapa, em parceria com outras unidades da empresa.

O acervo foi elaborado com resultados de pesquisas da Embrapa e ensina técnicas de cultivo, manejo e aproveitamento de produtos naturais em agroindústrias familiares, além de reforçar conceitos de educação ambiental entre o público estudantil. O objetivo é levar informação científica e tecnológica, de maneira simples e acessível, contribuindo para o fortalecimento da agricultura local, geração de emprego e renda e garantia da segurança alimentar e nutricional. 

A iniciativa – O projeto  foi criado em 2003, como uma das ações estratégicas do Programa Fome Zero. O trabalho começou com 205 escolas de ensino fundamental e médio de municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), localizados em oito estados do semi-árido brasileiro.

Em 2006, foram implantadas outras 70 minibibliotecas em instituições de ensino na região Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Em 2007, por indicação dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads) e Rede dos Centros Familiares de Formação por Alternância, o projeto foi ampliado para mais 750 municípios.

Este ano, as ações vão acontecer em municípios espalhados pelas cinco regiões do país. A aplicação dos conteúdos das minibibliotecas nas comunidades é acompanhada pelos Consads e Rede dos Centros Familiares de Formação por Alternância, em parceria com a Embrapa. A meta é que até o final de 2008, 1.279 municípios tenham sido contemplados com o acervo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter