Acre ultrapassa a meta de formação para o programa Caminhos do Cuidado

Avaliação positiva da formação Caminhos do Cuidado no Acre (Foto: Tamara Smoly/IDM)
Avaliação positiva da formação Caminhos do Cuidado no Acre (Foto: Tamara Smoly/IDM)

A formação de Agentes Comunitários em Saúde e de Técnicos em Enfermagem pelo Programa Caminhos do Cuidado, sobre saúde mental, crack, álcool e outras drogas, destinada a capacitar trabalhadores do Sistema Único de Saúde, foi encerrada no início do deste mês. O curso ocorreu nos 22 municípios do Estado do Acre.

O governo do Acre, por intermédio do Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceira com a Fiocruz, executou o projeto por meio da Escola Técnica em Saúde, coordenada por Anna Abreu. A meta de formação inicial no Estado era capacitar 1.736 profissionais em saúde. O Acre formou 1.900 agentes comunitários de saúde e 200 técnicos em enfermagem.

O objetivo da formação é potencializar o cuidado em saúde mental a partir da atenção básica, acolher e encaminhar os usuários de crack, álcool e outras drogas para os cuidados da atenção básica, nas Unidades de Saúde da Família.

Segundo a coordenadora da macrorregional Nordeste/Acre Kaciely Jacino, “estamos encerrando o projeto cumprindo mais que 100% do nosso objetivo, o Acre foi o primeiro estado que terminou a formação, e com isso foi fazendo a mais que o objetivo inicial”.

“Esses profissionais estão instrumentalizados para identificar no seu território uma problemática em saúde mental. Estamos apostando que eles podem ser semeadores dessa discussão para o cuidado integral no território e fortalecimento do SUS no Estado que é o nosso objetivo maior”, afirmou Rita Paro, diretora-presidente do IDM.