decreto

Acre terá ponto facultativo na segunda e feriado na terça

O governo do Acre publicou nesta quinta-feira, 1º, o decreto nº 9.980, tornando a próxima segunda, 6, ponto facultativo, considerando que terça-feira, 7 de setembro, é feriado em comemoração à Independência do Brasil, que completa 199 anos. A medida foi tomada com base no decreto estadual nº 7.613, de 31 de dezembro de 2020, que dispõe sobre os feriados e pontos facultativos no calendário público anual de 2021.

O atendimento nas unidades de saúde do Estado, incluídos os serviços de atendimento médico especializado, serviço de apoio diagnóstico, de internação, nos centros cirúrgicos, UTIs e central de agendamento de cirurgias não vão sofrer alteração.

Com o decreto do ponto facultativo, ficam os secretários e demais autoridades da Administração Pública autorizados a convocar seus servidores para expediente normal por necessidade de serviço.

Brasil comemora 199 anos de Independência

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, por abrigar um dos principais acontecimentos da história: a independência do país. Foi nesse dia, no ano de 1822, que Dom Pedro deu início à trajetória do Brasil como nação independente. A partir de então, laços coloniais foram desvinculados de Portugal e um novo período cultural, sociológico e histórico foi iniciado no país.

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil Foto: Ilustração