Acre tem o maior percentual de Pontos de Cultura da região Norte

minc pontos
Os resultados fazem parte de um estudo realizado pelo IBGE em 2014 (Foto: Ministério da Cultura)

O Acre está no ranking entre uma dos estados com maior percentual de Pontos de Cultura em 2014. O dado está presente no Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014 (Estadic/Munic), estudo realizado pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no começo de dezembro.

Com 31,8%, o estado é que possui a maior porcentagem da região Norte. Os Pontos de Cultura foram ampliados ainda durante o governo do presidente Lula. A iniciativa teve como objetivo organizar esses grupos em todo Brasil, para que assim, o Ministério da Cultura (MinC) pudesse ajudar financeiramente.

Ao todo, no Acre, 15 Pontos Culturais foram criados durante os últimos anos. Estão entre eles, a Casa Vivarte, a Associação de Produtores Rurais de Porto Acre e de Rodrigues Alves, a Liga de Quadrilhas, a Associação de Moradores de Tarauacá, o grupo de Juventude de Sena Madureira, o grupo de Idosos de Plácido de Castro e o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi), entre outros.

De acordo com o coordenador dos Pontos Culturais, Ivan de Castela, estar nesta lista comprova que o trabalho com os Pontos está em um bom caminho.

“Acredito que devemos manter a mente ampliada para fazer sempre mais. A Fundação Elias Mansour (FEM) está presente para ajudar no que precisar, mas os que fazem o principal trabalho são os ponteiros, responsáveis por cada ponto. Estar nesse ranking mostra que estamos exercendo nosso dever enquanto poder público”, diz.

Além dos pontos, o indicador ainda aponta inúmeros dados sobre a cultura no Brasil, que nos últimos anos, mostrou considerável crescimento. Mais informações podem ser encontradas no site do MinC.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter