Acre tem a 3ª maior proporção de PMs por habitantes no país, aponta IBGE

Acre possui média de um policial militar para cada grupo de 286 habitantes (Foto: Arison Jardim/Secom)
Acre possui média de um policial militar para cada grupo de 286 habitantes (Foto: Arison Jardim/Secom)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira, 26, mostram o Acre com o terceiro melhor índice de policiais militares para cada mil habitantes no Brasil. A pesquisa Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014, realizada com base em dados de dezembro de 2013, mostra que para cada 286 habitantes acreanos havia um PM.

Entre os sete estados da região Norte, esse número é melhor ainda para o efetivo da Polícia Militar do Acre – segundo colocado, ficando atrás apenas do Amapá.

“Nos últimos anos, a gestão do Estado contratou cerca de mil policiais. Nós tivemos a incorporação de 600, depois outros 200, e neste ano de 2015, mais 192 soldados. Até o momento, nós estamos com 14% de redução de homicídios. E isso é fruto do trabalho desses policiais”, observou o subcomandante-geral da PM, Américo Gaia.

A pesquisa do IBGE mostra ainda que o Distrito Federal tem a maior proporção do país de PMs por habitantes, com um policial para cada 194 cidadãos. Além disso, o estado do Maranhão e a Região Sul têm os piores percentuais – um PM para cada 881 e um para cada 583, respectivamente.

“O governo do Acre investiu bastante em segurança pública nos últimos anos. Ainda não conseguimos chegar ao patamar que queremos, mas, mesmo em um ano de dificuldades financeiras, conseguimos contratar 192 novos policiais militares, 55 bombeiros e 162 policiais civis do cadastro de reservas. Além disso, abrimos três novos concursos para peritos criminais e oficiais para a PM e Corpo de Bombeiros”, disse o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter