integração

Acre recebe apoio do Ministério da Saúde no combate às arboviroses

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), recebeu na segunda-feira, 28, a visita de uma equipe do Ministério da Saúde, em um evento voltado para a elaboração de ações de vigilância das arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

Pablo Fontoura faz parte da Coordenação-Geral de Arboviroses do Ministério da Saúde. Foto: cedida

O encontro, realizado no auditório do Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, contou com a presença do técnico Pablo Fontoura, da Coordenação-Geral de Arboviroses do Ministério da Saúde. O objetivo foi fortalecer a integração entre a União, o Estado e os municípios, por meio da troca de experiências e conhecimento da realidade local, de forma a colaborar com o ministério na elaboração de normativas para ações de vigilância das arboviroses, considerando as peculiaridades regionais ou de cada município.

Estiveram presentes, ainda, os secretários de Saúde de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima e a equipe de Vigilância e Coordenação de Regional de Saúde da Sesacre .

Catiana Rodrigues da Silva, coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira. Foto: cedida

Catiana Rodrigues, coordenadora da regional da Sesacre, explica que devido ao aumento no número de internações por dengue no Hospital do Juruá dos grupos C e D, que são pacientes mais graves, a área técnica da Sesacre solicitou a vinda do Ministério da Saúde para acompanhar como estavam sendo realizadas as ações de combate à dengue e também para poder reunir os municípios que estão tendo maior incidência de casos na regional.

“Nosso objetivo maior foi estar junto com o Ministério da Saúde e com a área técnica da Sesacre para buscar os recursos que são necessários e discutir como podemos buscar e implementar melhorias”, relatou a coordenadora.

Pablo Fontoura, técnico do Ministério da Saúde, destacou que “é necessário conhecer as realidades locais, para ser realizado um planejamento em nível nacional, de maneira que cada localidade consiga fazer o seu projeto e executar as suas ações no que diz respeito ao controle dessas doenças”.

Encontro teve como objetivo de fortalecer a integração entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado e Secretarias Municipais de Saúde. Foto: cedida

Francisco Melo, coordenador de Endemias da cidade de Mâncio Lima, enfatiza que o encontro foi de grande importância, principalmente pelo aumento dos casos no estado: “Esse encontro é de fundamental importância para o esclarecimento dos profissionais que trabalham na área, pois a presença do Ministério da Saúde vem trazer muitas informações para que a gente possa ter subsídio necessário para desenvolver nossas atividades”, afirmou.