mais um

Acre realiza transplante de fígado durante feriado do Dia das Crianças

O feriado de 12 de outubro foi de muito trabalho para a equipe da Central de Transplantes de Rio Branco, quando mais um transplante de fígado foi realizado no Hospital das Clínicas do Acre (HC).

Uma demonstração dos avanços do Acre no setor é que o paciente Francisco Assis Marinheiro, 64 anos, que recebeu o órgão, é morador de Porto Velho e veio da capital rondoniense para fazer o procedimento no Estado, já que o Acre é o único na Amazônia a realizar esse tipo de transplante.

Governo já possibilitou a realização de mais de 600 transplantes (Foto: Arquivo Secom)

Marinheiro estava acometido havia algum tempo de cirrose criptogênica, resultado de hepatite crônica ou alcoolismo.

O órgão veio por meio de um gesto de amor da família de um adolescente de 17 anos, natural do Mato Grosso do Sul, que morrera vítima de acidente de trânsito.

O fígado foi transportado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A operação foi conduzida pelo cirurgião hepático Tércio Genzini, uma das maiores autoridades em transplantes de fígado no Brasil, responsável pelas equipes de transplantes do Acre e do grupo Hepato de São Paulo.

Além de mais de 300 procedimentos viabilizados por meio do Tratamento Fora de Domicilio, no Hospital das Clinicas já foram realizados outros mais de 300 transplantes. Esse é o 27º transplante de fígado realizado no Acre desde 2014, ano que marcou o início da realização dos procedimentos no estado.  Somente este ano, 11 procedimentos desse tipo já foram feitos.

Regiane Ferrari, coordenadora da Central de Transplante, afirma que a recusa familiar ainda é o maior empecilho para os transplantes (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

“Temos mais um motivo para comemorar. Nos últimos meses, temos feito a média de um transplante por mês de fígado. Embora a recusa familiar ainda seja nosso grande obstáculo, continuamos na luta pela conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas”, disse a coordenadora da Central de Transplantes, Regiane Ferrari.