Acre pode sediar reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em 2013

Governador autoriza deputado Sibá  Machado a apresentar candidatura do Estado para sediar maior evento científico do Brasil

tio_e_sib_-_2.jpg

O governador Tião Viana deu nesta terça-feira, 14, sinal verde para o deputado federal Sibá Machado apresentar o nome do Acre como sede, em 2013, da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Foto: Romerito Aquino)

O governador Tião Viana deu nesta terça-feira, 14, sinal verde para o deputado federal Sibá Machado (PT-AC) apresentar o nome do Acre como sede, em 2013, da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerado o maior evento científico do Brasil.

Com o apoio do governo do Estado, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac), o deputado petista irá apresentar oficialmente a candidatura do Acre no dia 10 de julho próximo em Goiânia (GO), onde ocorrerá a 63ª reunião anual da SBPC.

A reunião da SBPC é considerada o maior evento da ciência brasileira porque reúne anualmente de 10 a 20 mil pessoas, entre cientistas, doutores, professores, alunos e outras figuras da academia, que discutem, durante uma semana, todas as grandes questões nacionais, inclusive os avanços do mundo científico.

“O desafio para realizar uma reunião de tanta amplitude, como é o caso da SBPC, é do tamanho de realizar jogos da Copa do Mundo”, disse o deputado Siba Machado, que já manifestou à direção nacional da SBPC a intenção de o Estado de sediar o grande encontro anual.

Segundo Sibá, caso seja efetivamente realizado no Acre, o encontro da SBPC vai colocar o Estado em definitivo na rota da ciência brasileira. O encontro da ciência do Acre seria realizado diante das perspectivas que se abrem para o Estado a partir da sua ligação com os países do Pacífico e boa parte do mundo pela Rodovia Interoceânica, cuja pavimentação será inaugurada em breve pela presidente Dilma Rousseff.

Campus da Ifac na região da Baixada

Outra novidade discutida pelo governador Tião Viana com o deputado federal Sibá Machado foi a construção e o funcionamento de um novo campus do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Rio Branco, dessa vez na região dos bairros da Baixada, como João Eduardo, Bahia, Palheral, Sobral e Aeroporto Velho, entre outros.

Segundo Sibá Machado, a construção do campus do Ifac na Baixada já conta com recursos do Ministério da Educação para ser iniciada, além de dispor de uma emenda parlamentar de R$ 5 milhões, do ex-deputado Ilderlei Cordeiro, para serem aplicados na obra.

A ideia inicial discutida pelo governador com o deputado é construir a sede do campus da Baixada no terreno onde funciona hoje a Semsur, que seria deslocada para uma área do governo do Estado localizada no bairro Floresta. O governador, o prefeito Raimundo Angelim e o deputado Sibá Machado vão visitar as duas áreas ainda esta semana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter