estratégia

Acre participa de planejamento para combater desmatamento e incêndios florestais

Planejar ações estruturantes para combater o desmatamento e os incêndios florestais em 2020. Essa foi a pauta principal da reunião da Câmara Setorial do Meio Ambiente que aconteceu nesta quinta-feira, 13, em Brasília. A implementação dos Centros Integrados de Meio Ambiente, iniciativa já adotada pelo Governo do Acre, foi destaque entre as estratégias discutidas no encontro do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Reunião da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Consórcio Interestadual de da Amazônia Legal discutiu o combate ao desmatamento e incêndios florestais. Foto: cedida.

A diretora-executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis Brown, representou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani. “O Acre, desde o início do ano passado, já vem adotando estratégias para integrar o Sistema de Meio Ambiente. A Sema unificou as bases estaduais de geoprocessamento e monitoramento ambiental. E a implementação dos centros integrados no interior é outra importante medida adotada”, comentou Vera.

Entre as sugestões para combater o desmatamento e queimadas na Amazônia Legal está a atuação da inteligência, com foco na ocupação ilegal das terras públicas e maior segurança nas áreas de conflito fundiário. A segurança nas ações de fiscalização e repressão aos crimes ambientais, de acordo com as deliberações dos representantes dos estados, também deverá ser reforçada.