O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Luiz Fernando Duarte, participou nesta quinta-feira, 15, do 2º Fórum Permanente dos Detrans, em Brasília-DF.

O evento teve o objetivo de discutir temáticas relevantes e atuais relacionadas às competências dos órgãos de trânsito no Brasil, tais como: implantação das placas padrão Mercosul, CNH Digital, Sistema de Notificação Eletrônica e modelo único de boleto.

“Participar deste encontro é uma forma de nos manter alinhados com os outros Detrans do Brasil, além debatermos e discutirmos juntos as próximas ações”, afirmou o presidente do Detran/AC.

Um dos temas mais discutidos no evento foi a implantação das placas  Mercosul que possuem  QR Code, que pode ser lido por qualquer smartphone, possibilitando uma rápida fiscalização, além de que o cidadão poder identificar veículos irregulares na hora da compra de um veículo já emplacado. Esta é uma das principais medidas de combate à adulteração e clonagem de placas.

O padrão de placas que está em implementação visa combater a clonagem. Imagem: Assessoria AND

Participaram do evento diretores e presidentes dos Detrans, os presidentes da Associação Nacional dos Detrans (AND) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).