Acre participa de Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promove o Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio e TV nos dias 3 e 4 de março, em Brasília (DF). O evento reúne cerca de 70 representantes de 50 emissoras de rádio e TV de todas as regiões do país. O objetivo é fortalecer o relacionamento da Empresa com as afiliadas e trocar experiências sobre conteúdo, programação, estrutura e tecnologia.

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) é formada atualmente por 11 emissoras de rádio e 33 de televisão e pelos veículos públicos da EBC. Essas instituições firmaram contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) é formada atualmente por 11 emissoras de rádio e 33 de televisão e pelos veículos públicos da EBC Fotos: Wanessa Bastos

A gerente de jornalismo do site institucional do Governo do Estado do Acre, Nayara Lessa, participa do evento representando a secretária de Estado de Comunicação, Silvânia Pinheiro, e explica que o encontro é uma boa oportunidade para troca de experiências.

“Com certeza temos muito a aprender com todos esses profissionais. A Secretaria de Estado de Comunicação em breve assinará um termo de cooperação para treinamento e suporte técnico para as rádios do Acre. Nos próximos dias iremos entrar na fase de elaboração do cronograma de treinamento que foi solicitado pela EBC. Estamos muito gratos pelo convite de participação”, explicou.

Programação do Encontro

A abertura do evento nesta terça-feira, 3, foi feita pelo presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes. A apresentação sobre as recentes mudanças realizadas na Empresa, metas e objetivos para os próximos anos. Em seguida, o diretor-geral da EBC, Roni Baksys, apresentou sobre as perspectivas para a Comunicação Pública em 2020.

Abertura do evento nesta terça-feira, 3, foi feita pelo presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes Fotos: Wanessa Bastos

O diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia, Alexandre Graziani, expôs sobre o projeto de expansão da EBC para os próximos anos. No mesmo dia, a diretora de Jornalismo da EBC, Sirlei Batista, apresentou os planos para ampliação da cobertura jornalística nacional com apoio das emissoras da RNCP. O diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales, explanou sobre a perspectiva de fortalecimento da Rede e aproveitou a oportunidade para apresentar aos participantes a nova grade de programação da TV Brasil, que irá ao ar no dia 16 de março.

No segundo dia, em 4 de março, as afiliadas terão oportunidade de apresentar suas emissoras, seus projetos, objetivos e necessidades. Também conhecerão como funciona a Ouvidoria da EBC e participarão de um debate sobre ações de fortalecimento da RNCP. Após o término do evento, os participantes realizarão uma visita guiada às instalações da Sede da Empresa.

RNCP

A gestão da Rede Nacional de Comunicação Pública é uma das competências da Empresa Brasil de Comunicação, prevista na lei 11.652/2008, que institui princípios e objetivos do sistema de radiodifusão pública no país. Esta é a primeira vez que a EBC reúne em um único encontro emissoras de Rádio e TV para discutir desafios e estratégias de cooperação

Sobre a EBC

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora dos veículos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Portal EBC, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz). (Com informações da Agência EBC).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter